Os 10 maiores mitos na área de vendas - 1ª Parte

Ana Tereza MaçaricoHuthwaite International Project Manager for Portugal Associated with CEGOC

Saber distinguir entre o que é realmente verdade e aquilo que apenas é entendido como tal pode fazer toda a diferença no sucesso das suas vendas. A Huthwaite International partilha as principais conclusões do seu projeto de investigação na área de Psicologia Comportamental associada ao universo de vendas e revela os 10 maiores mitos nesta área.

Saiba quais as ações que permitem desfechos mais favoráveis e como evitar ou contornar objeções. Entenda os maus hábitos dos profissionais de vendas dentro da sua empresa e aumente a consciência sobre o conjunto de competências comportamentais a desenvolver e porquê.

Mito 1.“Um bom comercial é capaz de vender qualquer coisa”

Verdadeiro ou falso? Vários estudos indicam que esta afirmação não é necessariamenteverdade. Um comercial envolvido em vendas simples pode facilmente passar davenda de artigos de papelaria para a venda de artigos domésticos, por exemplo,e revelar-se muito bem-sucedido em ambas as áreas, já que estas vendas envolvemnormalmente um único contacto para fechar o negócio. No entanto, o queaconteceria se o comercial de artigos de papelaria passasse a vender algoamplamente mais complexo como a tecnologia cloud?

Este comercial precisarianaturalmente de um novo conjunto de conhecimentos e as competências comportamentaisnecessárias para operar neste ciclo de compra mais longo, complexo e envolvendovários decisores, também seriam necessariamente muito diferentes.

Os estudos levados a cabo sobre os 10 maiores mitos na área vendas mostram que, em vendas simples e de ciclo curto, o comercial está focado no produto, utiliza muito do tempo de antena disponível e tem tendência para “impingir” o seu produto ao cliente. Por outro lado, na venda de soluções tecnicamente complexas, com ciclo de compra longo, que envolve vários decisores e um investimento considerável de tempo e dinheiro por parte dos clientes, o foco está em compreender verdadeiramente o cliente e as suas necessidades. É o cliente que utiliza grande parte do tempo de antena, respondendo a diferentes tipos de perguntas do profissional de vendas – que procura persuadir o cliente, demonstrando capacidade para responder positivamente às suas necessidades de forma a diminuir o número de objeções e a conseguir um desfecho favorável do contacto comercial.

Se umaorganização vende soluções tecnicamente complexas e pretende introduzir umanova gama de produtos ou serviços mais simples e a preços mais baixos, pode nãomuito avisado esperar que os seus atuais comerciais vendam esta nova gama – jáque o conjunto de competências comportamentais necessárias pode ser bastantediferente daquelas que utilizam atualmente.

SPIN® Selling Skills
Práticas de sucesso na Venda Consultiva

Mito 2.“Mais contactos significam mais vendas”

Verdadeiro ou falso? Verificamos aqui uma relação com o Mito 1. Em vendas simples e de baixo valor (Exemplo: venda de vidros duplos), nas quais o comercial funciona como uma espécie de “folheto falante”, podemos extrapolar mais encomendas e/ou vendas com um maior número de contactos.

No entanto, a pesquisa realizada pela Huthwaite International mostra que, na venda de soluções mais complexas, que envolve vários decisores e um investimento considerável e nas quais o comercial leva tempo a descodificar o ciclo de compra do cliente e a compreender as suas necessidades, através de um processo de diagnóstico e solução estruturado, o Mito 2 cai por terra. Os contactos realizados no âmbito deste tipo de vendas requerem planeamento e preparação, uma interação qualificada e tempo para reflexão posterior.

As vendas simplese de menor investimento são sobre eficiência, enquanto as vendas mais complexase de maior investimento se focam na eficácia. Trata-se de um “jogo de números”versus uma efetiva aplicação de competências comportamentais.

Mito 3.“Devemos começar pelo topo!”

Verdadeiro ou falso? Porquê perder tempo com outros interlocutores quandopode falar e negociar diretamente com os decisores?

Ao observar os comerciais altamente eficazes no seu contexto de trabalho, a Huthwaite International identificou que estes profissionais não se apressam em chegar ao topo das organizações. Em vez disso, dedicam tempo a interagir com “o centro” da organização, com os donos do problema, de forma a entenderem completamente a situação e as necessidades subjacentes antes de abordarem os responsáveis seniores.

Quando um comercialconversa e negoceia com executivos C-suite– muitas vezes responsáveis pela tomada de decisão, mas altamente pressionadospelo tempo – é crucial que seja capaz de envolver estes decisores seniores:

  • Revelando total compreensão dos seus problemas e necessidades;
  • Demonstrando como a sua solução responde positivamente às necessidades da sua empresa, apresentando de forma persuasiva os benefícios que esta pode trazer;
  • Falando a sua linguagem.
PITCH Selling Skills
Práticas de sucesso na Venda Consultiva

Mito 4.“As perguntas abertas são mais poderosas do que as perguntas fechadas”

Verdadeiro ou falso? Este mito existe há muito. Contudo, a pesquisadesenvolvida pela Huthwaite International não encontrou correlação alguma entreperguntas abertas e sucesso na obtenção de acordos ou fecho de vendas – atéporque os contactos comerciais que analisámos apresentam uma mistura deperguntas abertas e fechadas.

Além disso, as respostas às perguntas abertas nem sempre são um fluxo de informação. Na verdade, 10% das perguntas abertas recebem uma resposta fechada simples; e 60% das perguntas fechadas recebem uma resposta longa.

Em suma: tanto as perguntas abertas como as perguntas fechadas podem ajudar no processo de interação com o cliente – a eficácia das perguntas na Venda reside é no seu conteúdo.

Mito 5.“Devemos estar sempre a tentar fechar a venda”

Verdadeiro ou falso? Ouvimos dizer há anos que o ideal é estar semprea tentar fechar a venda, contudo, não é isso que vemos os comerciais mais eficazesfazerem no seu dia a dia. Na verdade, na venda de soluções tecnicamentecomplexas, com ciclo de compra longo, que envolve vários decisores e uminvestimento considerável, as tentativas prematuras de fecho podem mesmo desencadeara perda do negócio.

Os profissionais de vendas competentes: exploram em profundidade os vários tipos de necessidades do cliente; demonstram a capacidade dos seus produtos/serviços responderem positivamente a estas necessidades; e apresentam um business case claro e adaptado à sua solução antes de darem início ao processo de fecho da venda.

O fecho efetivo de uma venda segue um processo simples constituído por três etapas:

  1. Verificar se não há problemas (oportunidades) por abordar;
  2. Relembrar ao cliente os principais benefícios da nossa solução;
  3. Obter por parte do cliente um compromisso adequado: ambicioso e realista.

A evolução das vendas complexas e de ciclo longo é faseada. Inicialmente, pode assumir a forma de um compromisso de ação – dispêndio de tempo, recursos ou acesso a informação – por parte do cliente, antes de tomar a decisão final. Se o cliente não assume compromissos, isso é sinónimo de que não se estão a verificar progressos no sentido da venda.

*Este artigo foi publicado originalmente no site da Huthwaite International, parceira exclusiva da CEGOC ao nível de "sales performance", através do SPIN® Selling Skills - o modelo de Venda Consultiva mais aplicado por profissionais de vendas em todo o mundo.


Para saber mais sobre este tema, leia o artigo "Os 10 maiores mitos na área de vendas - 2ª Parte"

Escrito por

Ana Tereza Maçarico

Law Degree from Lisbon University; Lawyer’s Bar Association; Post-Graduate in Human Resources Management from ISG/Lisbon (Management School).Certified in: The Leadership Circle; Professional Behaviour Analyst in DISC; SPIN® Selling and PITCH Selling by Huthwaite International;From Apr2018, Huthwaite International Project Manager for Portugal Associated with CEGOC; Human Capital & Management Consultant.From Oct2012 to Dec2017, at SDO Consulting, first as Associate Senior Consultant; since 2014 as Head of Human Capital and Associate Partner for Huthwaite International; Before, 27 years in Top Management career, leading Human Resources, Training, Internal Communication, Quality, Franchising and Government Relations functions, for several large companies, mostly multinational: Commercial Airlines, General Motors , McDonald’s, Somincor- mining, Auchan - finance, Novabase - IT;Main Missions: leading Strategy/Positioning and/or Culture Change; deep organization restructuring, productivity/cost recovery; HR policies & function design and implementation.
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