Conhece bem a sua concorrência?

Por o 22 Novembro 2018

Seja qual for o negócio que gere, terá sempre que lidar com concorrência. Isto porque em todos os setores do mercado atuam empresas que oferecem o mesmo produto/serviço que o seu (concorrência direta) ou outro que o consiga substituir (concorrência indireta).

Analisar a concorrência, e entender como ela atua, são fatores essenciais para a estratégia do seu negócio e consequente evolução deste.

 

Compreender como os seus concorrentes atuam ao nível da qualidade do serviço/produto, preços praticados e locais onde se encontram presentes permitem:

1. Definir o benchmark, isto é, qual o ponto de referência com o qual a sua empresa deve ser comparada. Tal permite conhecer os critérios mínimos de atuação para o desenvolvimento sustentável do seu negócio (por exemplo, se a empresa de maior sucesso na sua área de atuação tem um canal do YouTube associado, o melhor é começar também a pensar num canal de YouTube para o seu negócio);

2. Diferenciar-se. Conhecendo a concorrência, estará mais próximo de saber o que falha e o que falta. Agarre esta oportunidade para criar diferenciação na oferta e valor acrescentado. Não considere a concorrência um obstáculo, mas sim um estímulo para que a sua organização consiga captar e fidelizar clientes, resultando num maior lucro para o negócio.

Identifique e avalie os pontos fortes e fracos dos mercados semelhantes ao seu, através de uma análise detalhada e contínua da concorrência.

Conversar com clientes da concorrência, experimentar os seus produtos/serviços e recolher informações através de diversos meios são ações que requerem tempo e devem ser desenvolvidas a longo prazo.

Estes dados, que devem constar no plano de marketing e plano de negócios, permitem-lhe constatar quais os pontos a melhorar sem cometer os erros associados. Isto é, observando como a concorrência atua, saberá onde esta falhou e como pode usufruir desta curva de aprendizagem em seu benefício.
Monitorizar as empresas do setor onde atua permite ainda que se mantenha preparado para as novas tendências do mercado e eventuais obstáculos.

Estratégias para analisar a concorrência:

• Identificação: Comece por observar quem oferece o mesmo serviço que o seu, e quem o faz no mesmo local. Observe a variedade de produtos, cores, formatos e preços. Use a Internet para obter referências de mercado e recolher informações sobre os possíveis concorrentes.

• Pontos fortes e fracos: Após identificação dos concorrentes, procure definir os seus pontos fortes e fracos e perceber no que se destacam. Perceba qual é o motivo que os leva a captarem clientes: É o baixo custo? O atendimento? A comunicação da oferta via redes sociais?

• Oportunidades e ameaças: Saiba como estar preparado para as oportunidades que surjam: a) Esteja atento aos próximos passos do mercado onde atua; b) Siga os principais influencers da sua área no LinkedIn; c) Assine uma newsletter de referência. Ao nível de ameaças, vale a pena conhecer previsões socioeconómicas, eventual regulamentação mais restrita e ações inovadoras por parte da concorrência.

• Posicionamento: Determine em que posição de mercado está o seu negócio e pense em ações que possam trazer bons resultados. Isto ajudará a identificar pontos de melhoria e características positivas que deve enaltecer para conquistar clientes.

Ferramentas para acompanhar o concorrente:

• SEMrush: Esta ferramenta de marketing online fornece dados de natureza diversa sobre a concorrência. Segundo um artigo da @comunidade, a SEMrush inclui recursos que permitem otimizar o website para as melhores performances de pesquisa: auditoria in loco, confronto de palavras-chave do domínio e o rastreamento de posição.

• OnMaps (Geofusion): Plataforma tecnológica online que oferece informações sociogeográficas sobre a sua concorrência e o seu público, permanentemente atualizadas pela Geofusion e aliadas às bases de dados do próprio cliente.

• Google Alerts: O Google oferece este serviço gratuito de alertas criados pelo utilizador. Consoante a definição prévia de palavras-chave, o serviço seleciona determinadas artigos e publicações online e envia notificações via e-mail.

• Social Mention: Serviço gratuito para análise de conteúdo nas redes sociais. Através de pesquisa por palavras-chave, consegue perceber o que se comenta acerca da sua empresa e respetiva concorrência.

• Instapaper: Com esta aplicação é possível armazenar conteúdo diverso e, em qualquer outra altura, aceder rapidamente ao mesmo. Permite-lhe estar sempre a par de informação pertinente, de forma rápida e eficiente.

Com o mercado em constante dinamismo, antecipar movimentos e examinar a concorrência é fundamental. Como tal, certifique-se que conhece a sua.

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Negociação comercial: técnicas, estratégias e táticas (nível 1)

/5 - Voir tous les avis

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Avatar

Serafim Jesus inacio Desde 3 anos

Coriosidade, gosto de estar, a par das coisas. Ok..

Resposta
Avatar

Pedro Desde 3 anos

Quero estar sempre actualizado e desfrutar do vosso site

Resposta
Bruna Ferreira

Bruna Ferreira Desde 3 anos

Olá, Pedro!
Muito obrigada pela mensagem. Esperamos que continue a acompanhar as novidades do nosso blogde Marketing e Vendas. 🙂

Resposta
Bruna Ferreira

Bruna Ferreira Desde 3 anos

Olá, Serafim Jesus Inácio!
Muito obrigada pela mensagem. Ficamos muito contentes e esperamos que continue a acompanhar as novidades do nosso blog de Marketing e Vendas. 🙂

Resposta
Avatar

Jose Sebastiao Desde 2 anos

great work and keep it up!…

Resposta
    Catarina Correia

    Catarina Correia Desde 2 anos

    Olá José! Muito obrigada pela sua mensagem. Continue a acompanhar os nossos artigos.

Avatar

Lucas cycy krikati Desde 9 meses

Como podermos fazer pra ter mas reda de negócios q redor

Resposta

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe