Está preparado para as novas tendências de marketing?

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

Atualmente, os conceitos de marketing tradicional e marketing digital são intrínsecos um ao outro. Estamos perante um movimento de convergência, que conduz todos os profissionais da área a se focarem num propósito maior: tornar as marcas mais próximas das pessoas e, consequentemente, mais rentáveis.

 

Como forma de diferenciação da concorrência, e para cumprimento de objetivos, é importante estar atento às necessidades do público-alvo e às flutuações do mercado.

Conheça as novas tendências de marketing e sinta-se preparado para as pôr em prática.

 

Conte histórias através do marketing de conteúdo

Era uma vez… Num mundo em que qualquer tipo de informação está à distância de um clique, só se destaca quem conta a melhor história, quem produz o melhor conteúdo.

Já lá vai o tempo em que o marketing era feito de forma direta e agressiva. Hoje é fulcral criar conteúdo original para cativar o público-alvo. Se o seu negócio ainda não possui esta estratégia, é provável que esteja a perder potenciais clientes.

O content marketing define uma estratégia de produção de conteúdos para cada consumidor, com o objetivo de o atrair de forma natural e espontânea. Surge, aqui, o chamado inbound marketing: enquanto o marketing tradicional compra a atenção do consumidor e usa mensagens invasivas, o inbound marketing atrai e conquista potenciais clientes através de conteúdo de qualidade. Esta estratégia acompanha o cliente desde a fase de atração até à fidelização.

Uma das vantagens do marketing de conteúdo é a criação de proximidade com o persona, transmitindo confiança à audiência (através de linguagem adequada) e permitindo o reconhecimento da marca. Os meios de atuação são-lhe certamente familiares:

  • Redes sociais: Não há dúvida que as pessoas partilham aquilo que as cativa. A sua estratégia de marketing de conteúdo e, por conseguinte, o seu negócio podem beneficiar com isto. Foque-se na produção de conteúdo de qualidade que considere capaz de se tornar viral, em formato de fotografia, vídeos, texto e infografias.
  • Blogs: Blogs são uma excelente fonte de informação e conteúdo para os seus utilizadores. Facilitam a fidelização dos atuais clientes e atraem leads, que visitem a página unicamente para consulta de dicas, ideias e reflexões sobre assuntos associados à área de atuação da empresa.

Vídeo marketing: O vídeo assumiu um papel de destaque nas estratégias de marketing digital durante os últimos anos. Os diretos (ou “live”) já se tornaram numa das principais ferramentas para alcançar e interagir com o público. Quando bem realizados, podem ter um impacto muito positivo no seu negócio.

 

Reaproveite o e-mail marketing

O potencial de sucesso do e-mail marketing torna-se, por vezes, limitado pela falta de informação relevante ou pelo envio excessivo de correio (acabando na caixa de Spam). Segundo um estudo da Hubspot, mais de 70% dos destinatários afirmam ter cancelado as subscrições pois a quantidade excessiva de e-mails tornava-se incomodativa.

Esta estratégia de marketing não deve ser utilizada para conquistar novos clientes mas sim para fidelizar os existentes e alavancar as vendas.

Como é que isto se faz? Optando apenas por e-mails com conteúdo pertinente - como apresentações de novos produtos ou promoções - e com algumas call-to-actions, que motivem o público a clicar no que pretende.

 

Aposte em influencers e giveaways

Nos últimos anos, muitas marcas perceberam que era mais vantajoso criar parcerias com influencers do que investir em publicidade online. Este grupo de pessoas, que se caracteriza pelo elevado número de seguidores e de likes nas redes sociais, podem ajudá-lo a divulgar um novo produto da sua marca ou a atingir um maior número de clientes, dentro do seu segmento de mercado.

Os giveaways são, igualmente, uma ótima forma de promoção. Através da criação de concursos e oferta de presentes conseguirá envolver o seu público-alvo, alcançar novos clientes e fidelizar os antigos.

 

Teste as suas estratégias de marketing

A evolução da era digital gerou múltiplas estratégias de marketing. Perceber qual a mais adequada à sua empresa e coloca-la em prática pode tornar-se um verdadeiro desafio. Adicionalmente, existem vários canais e formas de atuação nas quais a sua empresa necessita estar presente. Atuar em simultâneo e em sintonia nas diferentes vertentes (como e-mail, vídeo, social media e search marketing) requerem o auxílio de software próprio para aumento de eficiência.

Para facilitar a vida das empresas e dos seus departamentos de marketing, o mercado começou a utilizar uma nova ferramenta - marketing automation - que permite administrar todos os processos de captação e gestão de leads na internet.

Com esta solução, é possível acompanhar todas as visitas ao website e fazer a sua gestão de acordo com os objetivos internos de cada organização.

Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

Saiba mais