Marquetingue, MARKETING, M4ᴙK37IN6 ou Market … ing ???

Helder MartinsConsultor/Formador

Para bem (ou mal!) das sociedades humanas, o marketing é uma coisa que polvilha as nossas vidas. Sejamos ricaços em Abu Dhabi, agricultores de marama[1] na Namíbia, desempregados em Salamanca, mecânicos em Havana ou juvenis numa escola básica em Ushuaia, os efeitos - e também as causas - do marketing estão lá.

Marquetingue

Como escapar de experiências irrepetíveis – por serem más?

“- Isso é só marketing!” / “-Pois, foste atrás do marketing deles …”   /   “- Estes políticos – é só marketing!” Afinal como é?

The Dark Side of Marketing

Este seria um bom título para obra a escrever para confirmar todas as más experiências que o marquetingue veio criando, na ótica de alguns. Mas já existem outras abordagens a partilhar noutro momento.

Visivel a olho nu na sua vertente mediática - talvez - já desde há 100 anos, as suas virtudes estão no que se pode fazer com ele.  E o que se faz com ele é imensamente … imenso! E por isso, tão polémico. Philip Kotler fez esta referencia ao marketing :

“(…)The good news is that marketing takes a day to learn. The bad news is that it takes a lifetime to master”.

Mas então o que é o MARKETING?

Ao longo do sec XX os leit motif empresariais mudaram de  "vamos produzir para depois vender" para "vamos descobrir como vamos vender o que produzimos" acabando por dar lugar um novo paradigma: "vamos compreender o que as pessoas (e as empresas) querem ter ou podem vir a ter /fazer - e descobrir COMO lhes dar isso".

Sim. Isto também é o marketing.

  • É compreender o que se deseja ter /fazer /ser e como se usa /se faz / se é
  • É descobrir como se obtém e quando se procura.
  • É saber quem são - pessoas e organizações – e como chegar junto delas (target)
  • É inventar como se proporciona essa experiência, produto, resultado, emoção.
  • É compreender o Valor atribuído a isso e pedir-lhe o correspondente … em dinheiro ou outra troca.
  • É saber como dialogar sobre tudo isso com cada um desses targets - e manter esse diálogo.

E mais? …. (pedimos desculpa: o blogue segue dentro de momentos)

[1] Objetivo de marketing: “-Como incentivar os locais a desenvolver a cultura da marama?”

http://www.ipsnoticias.net/portuguese/2010/04/africa/agricultura-namibia-proteinas-plantadas-na-areia/

Escrito por

Helder Martins

Consultor e formador em vendas, negociação, key account management, marketing, orientação estratégica, gestão de carteiras de clientes, liderança, mediação /resolução de conflitos; modelos de negócio e políticas comerciais, mentoring para vários setores de atividade.Consultoria /setores:Cerâmica, Móveis, Metalurgica, Restauração, Redes e sistemas, Têxtil, Comércio automóvel, Ensino universitario, Construção civil, Análises Fisico-quimicas, Eletrónica naval, etc)Formação /setores: (Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, UE e Brasil)Banca, Seguros, Telecomunicações, Serviços, Grande Distribuição, Industrias(Agro-Alimentar, Têxtil, Metalomecânica, Equip. eléctricos, Química, Rações, Automóvel, Farmacêutica, Fertilizantes, Reciclagem, Higiene Industrial,...)Funções Executivas: MONSANTO Corp. /Sweeteners division: Country Sales Manager, Group Product Manager (CANDEREL Chocolates)VODAFONE (Telecel /Telechamada - operador de paging): Diretor de Marketing, Resp. Marketing Estratégico, Resp. Canais IndiretosUNILEVER /LEVER / Dental Brands Division Manager; Body Hygiene Division Key Account Manager; Industrial Hygiene Division Group Product Manager.MOCAR (Rep p/ Portugal Alfa Romeu, Peugeot e UMM): Resp Marketing de Rede Comercial (16 lojas).COPAM - Companhia Portuguesa de Amidos: Assistente de marketing
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