As Quatro Chaves para uma Comunicação de Sucesso

Consultores Cegos

Quer no digital como no marketing ou nas redes sociais, uma estratégia de comunicação deve ser definida sobre as ações e o plano de comunicação. Muitas vezes, a tendência é pensar primeiro na ação ou no media em específico como, por exemplo, e-mail, página do Facebook, Twitter, blog, etc.

Mas, desta forma, esquecemo-nos da questões-chave: "Para que Target?” "Com que objetivo?” “Que mensagem?” e, finalmente, "Que media ou meio transmitirá melhor estas mensagens?". Uma estratégia de comunicação define a visão e as orientações gerais de um plano de comunicação.

As Quatro Chaves da Comunicação

Uma boa estratégia de comunicação tem de estar em concordância com as quatro chaves da Comunicação:

  • o target;
  • o objetivo;
  • a mensagem;
  • o meio ou suporte.

Desta forma, antes da realização de uma ação junto de qualquer media, devemos colocar as seguintes questões:

  • Qual o Target a segmentar? Teremos que qualificar o target (ou os targets): qual a tipologia, segmento ou comunidade, quais são as suas afinidades e preferências, como é que reage a estímulos publicitários, jogos, promoções ou compromisso ... dirigimo-nos ao coração do alvo ou também para um alvo ampliado? Quantificar o alvo para cada operação de comunicação permite propor objetivos e orçamento.
  • Quais as metas que queremos alcançar? Objetivos de consciencialização, compromisso, pedido de informação, compra, lealdade, etc. É importante definir os KPI’s da operação de comunicação. Por exemplo, se o objetivo é criar notoriedade numa página do Facebook, podemos tomar como um indicador, o número de pessoas alcançadas ou o número de partilhas.
  • Que mensagens servirão os nossos objetivos e nosso alvo? A mensagem inclui a promessa e benefício para o recetor. Portanto, a informação e os argumentos devem ser projetados de acordo com o objetivo e o target. Por exemplo, é inútil usar o termo "Grátis" se o alvo não for recetivo a tal estímulo. Na mensagem, também encontraremos o estilo e o tom da comunicação: especialista, bem-humorado, romântico, brincalhão, etc.
  • Que meios serão mais relevantes para garantir uma maior coerência e sinergia entre os elementos-chave? Vamos escolher o meio que mais se adequa ao target, ao objetivo e o que melhor transmite as mensagens. Ao escolher um ou mais meios, definiremos o orçamento e o respetivo cronograma de trabalho. Isso deverá levar-nos depois ao plano de comunicação.

Estratégia de comunicação: quando e porquê?

Podemos usar as quatro chaves da comunicação cada vez que iniciamos uma ação de comunicação com um alvo específico. Não é necessário fazer dele um documento de 10 páginas, podemos incluir essa reflexão no documento relacionado com o projeto ou no plano de comunicação.


Autora:Nathalie Van Laethem

Escrito por

Consultores Cegos

Saiba mais