Marketing Automation - Aumento de Produtividade de Marketing e Vendas

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

Marketing Automation tem como objetivo principal ajudar os marketeers a priorizar e executar tarefas de marketing de uma forma mais rápida e eficaz. Mas o que é que isto significa exatamente para os Marketeers? E como é que o Marketing Automation pode ajudar as equipas a serem mais produtivas?

 

 

Atualmente, com a diversidade de canais digitais disponíveis existe a pressão para demonstrar resultados mensuráveis e provar o ROI de cada investimento feito em marketing. Mas, mais canais significa mais desafios e mais tarefas. É aqui que entra o Marketing Automation.

Mas o que é o Marketing Automation?

Marketing Automation refere-se a qualquer software que automatiza os processos de marketing. Este tipo de software tem como objetivo principal ajudar os marketeers a priorizar e executar tarefas de marketing de uma forma mais rápida e eficaz. Mas o que é que isto significa exatamente para os Marketeers?

Este tipo de software não vem substituir o trabalho dos Marketeers mas sim torná-lo mais eficaz e contribuir para atingir os seus objetivos de negócio de uma forma mais rápida. O principal objetivo do marketing deverá ser gerar receitas para a empresa. Mas para que isso possa acontecer, é necessário atrair visitantes ao website, converter esse tráfego em leads e convertê-las em clientes.

O Marketing Automation é um tipo de tecnologia que permite às empresas enviar conteúdo relevante no momento certo, através de qualquer canal, com base no comportamento online e dados demográficos dos seus contactos.

 

Este tipo de solução é utilizada em vários processos de marketing, tais como:

  • Produção e envio de campanhas de envolvimento para geração de oportunidades de negócio;
  • Registo de comportamentos digitais e dados demográficos de todos os contactos;
  • Identificação de potenciais clientes (leads) com base num sistema de pontuação;
  • Medição da performance e retorno de investimento de todas ações de marketing.

 

Marketing Automation pode ajudar as equipas a serem mais produtivas. Mas como?

Apesar de não substituir todo o esforço necessário de criação de conteúdos, irá ajudar na sua promoção e a criar envolvimento com os seus buyer personas no momento certo.

Ao garantir que os seus contactos recebem conteúdos relevantes e personalizados através do canal mais adequado e no momento certo (de forma automática), a sua equipa de marketing e vendas terá mais tempo para se dedicar a outras tarefas importantes para o negócio.

Abaixo um exemplo de uma campanha automática simples:

  • Passo 1: envia um email a incentivar o download de um ebook para uma lista segmentada de contactos;
  • Passo 2: envia uma mensagem de agradecimento a todas as pessoas que fizeram o download;
  • Passo 3: após alguns dias, envia um email de follow up à lista de pessoas que fizeram download do ebook, oferecendo-lhes um case study relacionado com o mesmo tema;
  • Passo 4: finalmente quando alguém faz o download do case study, a equipa de vendas recebe uma notificação para que possam fazer follow up (esta lead está agora muito mais qualificada e mais à frente no processo de compra).

Coloque-se no lugar desta lead por instantes. Se recebesse este tipo de conteúdos personalizados, iria preferi-los a emails que são enviados para uma base de dados de milhares, se não milhões, de contactos? Acredito que sim, pois é uma comunicação muito mais personalizada.

É através de workflows como este que este tipo de marketing vai ajudar os marketeers a gerar mais receitas para a empresa e assim causar impacto positivo no negócio.

 

 

Com uma solução de Marketing Automation tem a possibilidade de centralizar todas as suas ferramentas de marketing numa única aplicação. Assim poderá realizar as seguintes ações de marketing:

  • Produzir programas de engagement e campanhas multi-step para criar envolvimento com atuais e potenciais clientes;
  • Personalizar o conteúdo do website de acordo com a localização, histórico digital e dados demográficos dos seus visitantes (Real-time personalization);
  • Recolher dados de visitantes no website de uma forma progressiva para completar o perfil de um determinado contacto (progressive-profiling);
  • Identificar potenciais clientes de uma forma proactiva com um sistema de pontuação (lead scoring);
  • Incluir a componente de mobile, social media e web em todas as ações de marketing;
  • Monitorizar os resultados da sua estratégia de SEO;
  • Medir o retorno de investimento e o impacto das várias ações de marketing realizadas online e offline;
  • Integrar com várias plataformas de CRM: Salesforce, Sugar CRM, Microsoft Dynamics CRM, entre outros.

 

Como poderá potenciar este tipo de solução de Marketing Automation?

O Marketing Automation é já utilizado por vários tipos de indústrias B2B (Business-to-business) como empresas de tecnologia/software, indústria e serviços, e B2C (Business-to-consumer) como a área do Healthcare, serviços financeiros, media e entretenimento e retalho.

 

Um software de Marketing Automation é de facto a ferramenta basilar para complementar e maximizar o impacto de uma estratégia de Marketing Digital. Além disso, permite medir o retorno de investimento (ROI) de todas as ações de marketing realizadas, para que os departamentos de Marketing e Vendas possam tomar decisões estratégicas fundamentadas, que irão fortalecer e impulsionar o negócio através da aquisição de leads qualificadas.

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
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