Campanhas eficazes de Social Media

Por o 15 Junho 2017

Com o crescente espaço e importância que o digital tem vindo a ocupar na estratégia de marketing das organizações, assim como os novos formatos publicitários digitais a serem reinventados constantemente, é importante perceber como conduzir campanhas de social media de forma eficaz e usufruir dos seus benefícios.

É inegável o crescente espaço e importância que o digital tem vindo a ocupar na estratégia de marketing das organizações. Assim como muitas outras ramificações, a publicidade digital veio abrir um mundo novo de possibilidades e de oportunidades às empresas para realizar investimentos mais competitivos comparativamente aos meios tradicionais. Com um novo ambiente e novos formatos publicitários digitais a serem reinventados constantemente, é importante perceber como conduzir campanhas de social media de forma eficaz e usufruir dos seus benefícios.

 

Conduzir campanhas de social media de forma eficaz

  • Trace objetivos

O que pretende com determinada campanha? Gerar awareness? Gerar leads? Aumentar os seus followers? Criar um call-to-action para venda online? Qual a faixa etária que pretende impactar primordialmente? Qual a duração da campanha? Em que suportes e em que plataformas de social media deve estar? É absolutamente crucial definir os objetivos para cada campanha antes de ela começar. Essa pesquisa e trabalho prévio são fundamentais para o sucesso de uma campanha em social media. Planeie!

 

  • Conteúdo orgânico vs Conteúdo pago

Com o alcance orgânico das publicações em social media a ser cada vez menor, é praticamente inevitável a utilização de uma estratégia mista que combine conteúdos orgânicos e conteúdos pagos. Não vale a pena perder-se na discussão de que é injusto pagar para conseguir impactar os seus próprios seguidores (ou outros). O algoritmo vai vencê-lo nessa guerra! Ainda assim, um bom conteúdo pode criar impacto na sua audiência (alcance e interação) sem necessidade de o promover de forma paga para ter o alcance desejado. O importante é perceber que é cada vez mais importante dedicar um budget específico para promover conteúdos chave para o seu negócio.

É fundamental ter consciência de que um conteúdo pago não é só por si um formato vencedor. Não basta patrocinar conteúdos para que eles se traduzam em algo relevante para o target. É fundamental a produção de conteúdos pertinentes, de qualidade, com um bom design e com um copy criativo e divertido. Não é o investimento que vai tornar os conteúdos em bons conteúdos. O investimento em conteúdos só lhes dará mais alcance e não mais pertinência. Se a sua génese não for relevante, não se traduzirá em valor para os seus seguidores.

 

  • «You’re not wasting money, you’re buying data»

Enquanto as suas campanhas decorrem, é importante monitorizar os seus KPI’s (key Performance Indicators), ou seja, os indicadores mais importantes a seguir. Se efetuar, e bem, testes A/B, vai perceber que há campanhas com melhor performance que outras. Aquelas que não tiverem um bom desempenho não representam uma perda de dinheiro, mas sim a aquisição/compra de dados e respetivos insights – pode por exemplo perceber que o seu target primordial é mais recetivo a conteúdos vídeo e que não vale a pena investir no Instagram, ou que as pessoas de 25-35 são aquelas que mais criam interação com o seu conteúdo. Acompanhar as campanhas de perto permite-lhe ir corrigindo e direcionando o seu orçamento para aquelas campanhas que estão a ter uma melhor performance e eliminar ou ajustar aquelas que têm uma performance menos focada.

 

  • Analisar os resultados

Quais foram os resultados das suas campanhas comparativamente ao que tinha inicialmente projetado? O que podia ser melhorado? O que falhou redondamente? Quais as surpresas? Há potencial de escalabilidade? Será que a segmentação foi bem realizada? Realizou remarketing?

Analise os resultados dos KPI’s que traçou inicialmente. Absorva bem os insights, repita o que correu bem e dê escala aos seus objetivos.

 

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