Como fazer um plano de negócios?

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O plano de negócios é um documento que reflete o conteúdo essencial e as perspetivas futuras de uma atividade empresarial. Mas como elaborar de forma eficaz um plano de negócios?

 

Quer se trate de uma nova empresa a iniciar atividade ou de um projeto de desenvolvimento numa empresa já em funcionamento, são as análises contidas neste documento que permitirão aos potenciais investidores tomar decisões em relação ao investimento. E, obviamente, serve de bússola ao próprio líder do projeto, permitindo-o avançar.

 

 

Como estruturar o seu plano de negócios?

O plano de negócios deve ser caraterizado pela sua precisão e eficácia. Deve ser assertivo e apresentar a essência da informação de forma direta. Para isso, é necessário identificar, em primeiro lugar, os elementos que devem constar neste plano. É a partir deste modelo que o empresário será capaz de expandir o seu plano de negócios, assegurando-se, naturalmente, que se mantém sempre pragmático. Por norma, o plano de negócios inclui:

  • um sumário executivo;
  • uma apresentação do(s) responsável(eis) do projeto;
  • uma apresentação da empresa;
  • uma descrição da oferta (produto(s) ou serviço(s));
  • um estudo de mercado;
  • um balanço financeiro estimativo para um período igual ou superior a três anos (até à recuperação do investimento inicial);
  • um plano de ação;
  • um plano de financiamento.

 

Ser realista e tecnicamente correto

Quando se pensa no entusiasmo que um projeto suscita em qualquer empresário, é fácil imaginar que, em determinado momento, um responsável do projeto será tentado a inserir dados ultraotimistas no seu plano de negócios. No entanto, é necessário resistir a esta tentação: é neste aspeto que o plano de negócios representa verdadeiramente uma prova da boa fé do empresário. No que respeita aos pontos mais sensíveis, será preciso partir de parâmetros realistas e perspetivas exequíveis.

 

A apresentação da oferta

Os produtos ou serviços oferecidos devem ser descritos com a máxima precisão. Embora se deva evitar dar demasiados pormenores, o líder do projeto deve indicar com clareza a especificidade da sua oferta e explicar de forma sucinta em que medida esta pode servir de solução para um problema.

 

Os estudos de mercado

O plano de negócios deverá mencionar, com a maior precisão possível, qual a meta e qual a quota de mercado que o novo projeto poderá conquistar. Do mesmo modo, o nível potencial de concorrência deverá ser abordado de forma realista. Todos estes elementos são determinantes para uma boa análise financeira.

 

O balanço estimativo e plano de financiamento

Os dados financeiros constituem a base do documento. Que valor será necessário para investir? Qual será a taxa de rendibilidade? Qual será o prazo de recuperação? O plano de negócios deve ser capaz de responder a todas estas questões, e o empresário deve ser capaz de justificar todas as informações disponibilizadas.

 


Para saber como construir um plano de desenvolvimento do seu projeto ou da sua empresa – do plano de negócios à elaboração de um quadro de bordo do negócio – consulte o percurso de aprendizagem “Conceber um quadro de indicadores de gestão”.

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