Escrever para a web: como valorizar os seus textos?

Consultores Cegos

Na web, o leitor não lê. Ele desliza pelo texto. Na maioria das vezes, simplesmente desloca-se pela página até encontrar a informação que lhe interessa. É por isso que escrever para a web é também destacar o conteúdo da sua página. Aqui estão algumas sugestões para conseguir pôr em destaque o essencial do seu conteúdo e ser compreendido rapidamente.

 

 

Títulos e títulos intermédios informativos

O título principal, no topo da página, deve ser "completo": ou seja, deve transmitir a máxima informação em poucas palavras. Este título inclui as principais palavras-chave a que quer fazer referência. Muitos dos seus leitores não lerão mais nada além do título principal... É por este motivo que, na escrita para a web, é importante dar atenção a este título e incluir aqui as principais palavras-chave.

Os seus leitores não estarão interessados em todos os pontos do seu texto. Graças aos títulos intermédios, eles poderão ir diretamente aos temas que são do seu interesse. A simples leitura dos títulos intermédios dar-lhes-á, num piscar de olhos, as principais informações.

Na web, estes títulos servem para estruturar o texto e dizem ao leitor o que ver em primeiro lugar. Os títulos intermédios são muito úteis para o SEO, pelo que deve inserir as suas palavras-chave secundárias nestes títulos de nível 2 ou 3.

 

Imagens impactantes

A eficácia da sua mensagem será reforçada pela presença de um elemento visual. A comunicação através da imagem ajuda a memorização. Os elementos visuais captarão rapidamente a atenção do leitor. A fotografia é a principal ferramenta da comunicação visual, mas não é a única.

  • Fotos: encontre inspiração e recursos gráficos de qualidade nos bancos de imagens livres e isentos de direitos de autor.
  • Conteúdos gráficos: pense em diferentes formatos visuais, tais como infografias, animação, vídeos legendados...

Para otimizar as suas fotos e os seus conteúdos gráficos, terá de pensar em otimizar a composição, as fontes, as cores.

 

Parágrafos estruturados

Evite os grandes blocos de texto. Na web, um bloco grande de texto não é bem assimilado. O leitor precisa de pausas visuais. Para facilitar a leitura, o ideal é haver uma série de parágrafos curtos (entre cinco e sete linhas) seguidos.

Mas tenha também cuidado para não reduzir demasiado o tamanho dos parágrafos: uma longa sequência de parágrafos de uma ou duas linhas acabará por cansar muito rapidamente o seu leitor. Os seus parágrafos devem ser consistentes. Uma boa prática consiste em desenvolver uma ideia por parágrafo. Uma, e apenas uma.

 

Palavras a negrito para captar a atenção

Dentro dos seus textos, destaque uma frase ou as palavras que são significativas e importantes para atrair a atenção do leitor. Destaque os pontos-chave. Pode também utilizar a cor ou o realce como uma forma de destaque.

 

Listas de itens para tornar a leitura mais rápida

Dê preferência às listas de itens. Este tipo de listas permite uma leitura rápida, o que é apreciado pelos seus leitores. Na web, tal como nas apresentações em PowerPoint, as listas tornam a leitura mais fácil orientando os olhos do leitor pela página. As listas numeradas também funcionam muito bem, nos casos em que a ordem dos pontos é importante (para indicar os passos de um processo, por exemplo).

Também aqui, tenha em atenção que não deve utilizar demasiadas listas de itens num texto para a web: corre o risco de perder a estrutura das suas palavras e confundir o leitor.
Lembre-se de introduzir sempre a lista com uma frase de apresentação (pelo menos), bem como de que uma lista de itens deverá ter,

  • no mínimo, três itens;
  • no máximo, sete itens;
  • uma ou duas linhas (máximo) por item.

O objetivo de uma lista de itens é apresentar uma síntese, não é desenvolver ideias. Uma lista demasiado longa perderia toda a utilidade. Se este for o caso, é preferível fazer um parágrafo.

 

Citações para ilustrar

Entre determinados parágrafos, pode inserir citações. Uma frase curta extraída do texto, ou que sirva como complemento, é assim colocada em destaque na página e capta a atenção. A citação resume uma ideia, um pensamento ou uma informação simples. Não tem de ser necessariamente "histórica"... e pode simplesmente incidir sobre um ponto específico:

A citação deve ter alguma força, ou originalidade, para justificar a sua presença e prender a atenção do leitor. 

Poderá também associar a citação a uma imagem. Assim, terá ainda mais impacto. As imagens, como vimos, têm um forte poder de captar a atenção e são rapidamente partilhadas nas redes sociais.

 

Tabelas para simplificar

As tabelas permitem estruturar as informações e diferenciá-las. Pelo seu aspeto visual, a tabela proporciona uma grande ajuda para a leitura e a compreensão. Organizada em duas ou mais linhas e colunas, a informação incluída numa tabela torna-se mais clara.  

As tabelas são uma boa forma de apresentar informações complexas, tornando-as mais acessíveis. A tabela será utilizada para apresentar:

CaraterísticasDescrever as propriedades
DadosIndicar os valores
InstruçõesPropor um conjunto de ações
CategoriasEstruturar um conteúdo
EventosEspecificar as datas e horários

 

Descubra outras sugestões de escrita para a web no percurso de aprendizagem "Comunicação Digital - Copywright, Email Marketing & Mobile Marketing".

*Artigo adaptado e publicado originalmente aqui por Philippe Gerard.

Escrito por

Consultores Cegos

Saiba mais