Conhece estas ferramentas de edição de vídeo para redes sociais?

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

O Snapchat publicou um estudo acerca da evolução do consumo de vídeos, onde afirma que, atualmente, os conteúdos de vídeo estão a ser absorvidos mais do que nunca, mas que existem mudanças significativas na forma como são vistos pelos utilizadores.

Os indivíduos da geração “Gen Z” e “Millennials” passam cerca de 5 horas por dia ao telemóvel, sendo que 37% desse tempo é dedicado a ver vídeos.

De acordo com esterelatório, os vídeos de curta duração são cada vez mais populares, particularmentecom audiências mais jovens, ao alinhar-se com as tendências de visualização em mobile e a capacidade de os utilizadoresdecidirem o que querem ver.

Plataformas como o Twitter, Facebook, Instagram e Youtube apostam continuamente nas ferramentas de vídeo de forma a aumentar a interatividade, ao mesmo tempo que vloggers, empresas e a comunicação social dão uso ao vídeo para chegar ao maior número de visualizações possíveis.

 

 

Contudo, a criação e edição de vídeos não é simples, pelo que deixamos abaixo algumas sugestões de ferramentas de edição.  

Que recursos deve ter um software de edição de vídeo para redes sociais?

A resposta depende docanal de comunicação que será usado e do objetivo da utilização do programa.Além disso, é importante saber se está à procura de uma ferramenta com tantasfunções quanto possível ou uma que é especializada em algumas funções e oferecebons resultados num curto espaço de tempo.

 

  • Filmora Go: apresentado pela pplware como “a edição de vídeo para todos”, este software apresenta um conjunto de opções de edição admiráveis, através de um processo simples: importação de vídeo, escolha de tema, guardar e partilhar. Pode adicionar efeitos sonoros, filtros e overlays de forma a tornar os conteúdos mais atrativos.
  • Lumen5:esta plataforma permite a qualquer pessoa (mesmo a quem não possua experiência em edição de imagem) criar vídeos para posts em redes sociais, stories e anúncios. O seu grande objetivo é permitir que as equipas de Marketing se foquem no conteúdo e na narrativa enquanto confiam nesta tecnologia para fazer o "trabalho pesado" do vídeo.
  • Google Photos: a aplicação facilita a escolha e visualização do tempo de exibição de cada filme ou foto adicionada e também permite alterar a ordem em que os arquivos aparecem e esconder excertos, entre outros recursos.
  • Adobe Premiere Rush: esta recente aplicação permite a criação e partilha de vídeos online diretamente nas redes sociais como o YouTube, o Facebook e lnstagram. É fácil de usar e funciona em todos os dispositivos. Além disso, as ferramentas simples de cores, áudio, animação, entre outras, facilitam a edição.
  • InShot: escolha dos Editores na Google Play, a aplicação oferece diversos recursos grátis para editar ou cortar vídeos, como adicionar efeitos especiais, montagens, legendas, emojis, stickers, filtros e memes além de possibilitar a escolha da banda sonora diretamente da sua biblioteca de músicas.
  • Clipomatic: atualmente, as legendas são uma parte essencial dos vídeos. Este editor de vídeo transforma tudo o que diz em legendas instantâneas. Apenas tem que pressionar o botão para gravar, falar claramente e as palavras aparecerão como legendas na gravação.
  • iMovie: o software de edição de vídeo da Apple pode ser uma excelente ajuda na edição dos seus vídeos. Permite que o usuário faça uma edição bastante profissional, podendo inserir música, texto e outros efeitos visuais muito interessantes.
  • TikTok: permite gravar e editar seus próprios vídeos com vários efeitos especiais, filtros 3D, stickers, emojis e muito mais. O grande diferencial é que pode adicionar as suas músicas ou sons favoritos aos vídeos! A biblioteca TikTok possui uma biblioteca com playlists musicais de todos os géneros, incluindo Pop, Rock, Rap, Eletrónica, R&B ou Country.

 

As redes sociais são ótimas ferramentas para promover o relacionamento entre as empresas e os seus clientes, seja para responder as dúvidas dos seguidores ou para promover a venda de produtos ou serviços. Por isso, muitas empresas, marcas e influencers investem na produção de conteúdo em vídeo como uma forma de se diferenciar no mercado e atrair a atenção dos seguidores. 

Já utiliza algumas destas ferramentas na edição dos seus vídeos? Conhece outras diferentes? Partilhe connosco a sua experiência!

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
Saiba mais