Como encontrar clientes para o seu negócio B2B através do LinkedIn

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

Atravésdo LinkedIn, é hoje possível conectar-se a colaboradores e organizações de todoo mundo, aceder a conteúdo de qualidade e encontrar oportunidades de emprego – tudonuma única plataforma dedicada ao networkingpara profissionais, que permite também a criação de uma rede de contactos B2B (Business to Business) bastante poderosae novas formas de conhecer, estudar e comunicar com o mercado.

 

 

LinkedIn é essencial para quem trabalha com vendas?

A plataforma LinkedIn, uma das mais conhecidas e usadas em todo o mundo, possui atualmente mais de três milhões de utilizadores em Portugal – segundo dados revelados por Sarah Harmon, líder da rede social na Península Ibérica, em entrevista à Insider.

Por isso, a resposta é "Sim"! As vendas dependem bastante de informações assertivas para ajustar e direcionar a negociação e também o próprio relacionamento com o interlocutor. Quanto mais próximo estiver dos seus prospects (e aqui incluem-se as redes sociais, com destaque para o LinkedIn), mais vantajoso será!

 

Abaixo, encontra 3 passos essenciais a colocar em prática de forma a potencializar a prospeção de mercado:

- Construa um perfil estratégico:

O preenchimento adequado do seu perfil é o primeiro passo para usar o LinkedIn na captação de leads. O seu perfil é o seu cartão de visita online e será certamente analisado pelos seus potenciais clientes. Desta forma, as informações devem ser colocadas de forma apelativa para o leitor, focando os principais sucessos alcançados e pontos fortes da sua carreira, e acompanhadas de uma fotografia profissional e uma descrição interessante ou – ou como o LinkedIn recomenda, “inspiradora”, que dê a conhecer a pessoa por trás do profissional.

Aomesmo tempo que trabalha no seu perfil, desenhe uma estratégia: defina o seunicho de mercado, estabeleça objetivos específicos de atuação e otimize o seuperfil com palavras-chave.

 

- Crie e faça a gestão da sua rede de contactos:

É necessário que estruture uma rede de contactos na plataforma, sendo que o LinkedIn se organiza em três grupos de conexões, que variam de acordo com o grau de relacionamento. Possuir uma rede ampla e diversificada vai permitir que o seu perfil seja visualizado mais vezes, o que aumenta a oportunidade de o seu público-alvo encontrar o seu perfil. Além disso, também vai permitir que se mantenha atualizado sobre o que acontece no mercado, ao permitir que acompanhe o que os profissionais da sua área estão a fazer, através de perfis, partilhas e publicações.

Existemvárias maneiras de chegar a estes contactos específicos sem necessariamente terque assinar um plano Premium: sesouber o nome do Decision Maker, podepesquisá-lo diretamente no LinkedIn; ou então procurar a organização noLinkedIn e analisar os contactos que nela trabalham, através do separador“Pessoas”.

 

- Aposte no relacionamento:

Possuir uma rede de conexões ampla e variada no LinkedIn não vai adiantar muito se não trabalhar para que os seus contactos o conheçam a si e à organização em que trabalha. Nesse sentido, é necessário que localize e atraia potenciais clientes para a sua rede. A partir daí, deve relacionar-se com esses leads e gerar a confiança necessária para poder agendar uma reunião presencial ou online.

O networking é essencial no LinkedIn, por isso, relacione-se em primeiro lugar: produza conteúdos relevantes que possam aparecer aos seus clientes e interaja sempre com estes, seguindo a página da empresa, interagindo com as publicações… E, só depois, entre em ação para um potencial negócio!

 

DICA: Para descobrir se está a otimizar a utilização do seu perfil de LinkedIn, consulte o seu Social Selling Index (SSI). Trata-se de uma funcionalidade que apresenta uma espécie de ranking: quando maior for o seu SSI, mais eficaz vai conseguir ser em estabelecer a sua marca profissional, localizar as pessoas certas, interagir utilizando dados de análise e cultivar relacionamentos de confiança. Saiba qual a sua pontuação SSI no LinkedIn através deste link.

Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

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