5 mitos sobre as redes sociais

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

As redes sociais podem ser uma ferramenta preponderante na sua estratégia de marketing e no relacionamento com clientes. No entanto, é importante que não as veja como "soluções mágicas" para todos os seus problemas de comunicação, marketing e vendas. Estas devem ser utilizadas estrategicamente e com expectativas realistas sobre o que podem ou não atingir.

 

 

Assim, o primeiro passo para criar um posicionamento de marca eficaz nas redes sociais é conhecer alguns dos principais mitos à volta desta temática:

 

1 - "Número de fãs/gostos é a principal métrica de avaliação de sucesso"

É a métrica mais popular relativamente às redes sociais, mas não é a mais importante, ainda que significativa. Muitas vezes, as marcas e empresas determinam o sucesso das plataformas pelo número de fãs, seguidores, amigos e conexões que possuem. Contudo, esses números apesar de relevantes, não afetam diretamente o sucesso da sua estratégia digital.

É possível ter uma pequena comunidade de seguidores e ser extremamente bem-sucedido na sua estratégia ao conectar-se diretamente e a envolver-se com os seus clientes ideais, o que os transforma em seguidores leais ou defensores da marca.

 

2 - "É necessário estar presente em todas as redes sociais"

Muitas marcas e empresas acreditam que é imperativo estarem presentes em todas as plataformas. Em primeiro lugar, estará a desperdiçar o seu tempo ao utilizar uma rede social se os seus leads não a utilizarem. O poder das redes sociais reside na capacidade de ajudar as empresas e marcas a conectaram-se e a construírem relacionamentos com o seu público-alvo.

Em segundo lugar, deve usar apenas as plataformas que conseguir gerir de forma eficaz. Ao focar-se em demasiadas plataformas, pode estar a prejudicar os seus resultados.

 

3 - "Qualquer publicação deve ser promovida"

É verdade que uma ligação paga pode alcançar um maior número de pessoas. Contudo, se patrocinar todas as suas publicações, o custo será muito elevado. Desta forma, o ideal é combinar publicações de alcance pago e alcance orgânico. Se pretende oferecer algo aos seus clientes ou até gerar vendas, opte por uma publicação paga e com a segmentação adequada. Se for um conteúdo simples, estará a gastar o seu budget sem necessidade.

 

4 - "É melhor excluir os comentários negativos para manter uma boa imagem de marca"

O ideal é que nunca receba comentários negativos, contudo, nem sempre é possível agradar a todos. Muitas vezes, eliminar um comentário traz repercussões mais negativas do que o conteúdo da mensagem.

Tenha consciência que, na era digital em que vivemos, tudo tem visibilidade pública e as notícias são partilhadas a uma velocidade estonteante. Se pretende manter uma boa reputação, saiba como gerir o feedback negativo – não o ignore nem o exclua.

 

5 - "Não é possível gerar leads com as redes sociais"

Neste momento, muitos leads são gerados através das campanhas de redes sociais, sejam estas em forma de anúncio ou orgânicas. Utilize amplamente o Facebook, LinkedIn, Twitter e o Instagram de forma a atrair prospects.

 

Atualmente, estar presente nas redes sociais não é uma novidade – é provável que todos os seus concorrentes já tenham uma conta criada. Neste sentido, é necessário utilizar as melhores táticas para se destacar perante outras empresas e garantir a atenção da sua audiência.

 


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Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
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