Como reinventar um modelo de negócio

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

Em 2014, o negócio deixou de correr bem para a La Redoute. A conhecida empresa estava perder 50 milhões de euros por ano e o seu tradicional catálogo em papel continuava a ser o seu mais importante canal de vendas.

Eric Courteille, Co-presidente da La Redoute e da empresa de logística Relais Colis, partilhou na última edição do Business Transformation Summit quais os principais desafios que teve de enfrentar e quais as medidas drásticas que foram necessárias tomar para reinventar a La Redoute e evitar o seu colapso.

 

 

Para mudar as coisas, a gerência reinventou o seu modelo de negócio em torno de quatro pilares fundamentais:

  • Simplificou a gama de produtos para manter o foco em quatro das categorias mais vendidas;
  • Acabou com o catálogo e investiu fortemente no e-commerce;
  • Construiu um armazém automatizado para aumentar a eficácia e contar com menos staff;
  • Investiu no desenvolvimento do capital humano – mudou a cultura da empresa para melhorar a auto-estima e formou as pessoas para um melhor desempenho.

 

A gerência certificou-se ainda de comunicar a sua visão a toda a empresa, de uma forma inclusiva e inspiradora. Na verdade, Eric considera o pilar do "capital humano" o mais importante de todos, referindo que o fator humano deve estar sempre em primeiro lugar e que é apoiando plenamente as pessoas que se consegue reverter a sorte de uma empresa.

Assista a estepequeno vídeo para descobrir como a La Redoute conseguiu recriar o sucessoestando à beira do fracasso.

 

 

Para saber como aCEGOC o pode ajudar a redefinir o sucesso do seu modelo de negócio, visite onosso website e contacte-nos.

Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

Saiba mais