Como consolidar a sua comunidade online

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

    Já aqui referimos a importância das comunidades online na consolidação da relação entre a marca e o consumidor. Hoje partilhamos recomendações para desenvolver uma relação credível, fiável e sólida.

     

     

    Todos os caminhospassam pela construção de uma relação de confiança; eis as primeirasrecomendações:

    • Procure micro-influenciadores, já que são essenciais para influenciar nichos de consumidores.
    • Escolha a sua hashtag, que deve refletir os valores intrínsecos da marca, facilitando a sua identificação junto de novos seguidores.
    • Fomente sessões de Perguntas e Respostas em tempo-real.
    • Crie grupos online com interesse relevante para a sua comunidade. Promoverão a partilha e potenciam os laços entre os seus consumidores (pode optar por um grupo aberto ou fechado).
    • Promova conversas sobre temas que tenham significado para a sua marca e audiência.
    • Promova uma cultura interna que transforme os seus colaboradores em embaixadores da marca. Quem melhor para o promover online?

    Lembre-se: quantomais próximos do consumidor forem os canais de comunicação, mais próxima será asua relação.

     

    As stories são também muito úteis se bem queexigem mais recursos. Recomendações:

    • As stories devem ser diárias, idealmente mais do que uma vez por dia.
    • Privilegie o vídeo (filmado verticalmente) e teste para perceber o que funciona melhor.
    • Destaque as suas stories mais eficazes na secção Highlights.
    • Envolva toda a equipa na sua criação; não deixe esta tarefa apenas com uma pessoa: é relevante mostrar a organização a 360º.
    • Aposte na variedade, desde pequenos vídeos que explicam como usar um produto, à forma como o mesmo é feito ou utilizado. Como é o vosso dia-a-dia: o que fazem e como o fazem?
    • Inclua novos formatos como GIFs animados e realidade aumentada: atraem a atenção e destacam informação.

    Lembre-se: avalieo impacto dos diferentes conteúdos. Utilize ferramentas para avaliar as reaçõesaos vários conteúdos: quais os menos e mais eficazes?

     

    Outra ferramenta é a publicidade online. O orçamento para publicidade nas redes sociais tem vindo a subir anualmente (fonte: Hootsuite, 2019). Se vai apostar aqui, convém seguir algumas destas recomendações:

    • Compreenda e conheça a sua audiência para a atingir de forma eficaz.
    • Defina bem os objetivos e as métricas de sucesso.
    • Invista em conteúdo de qualidade (estética, coerência, pertinência e relevância).
    • Teste anúncios A>B para focar o seu investimento e recursos nos que funcionam.
    • Implemente novos formatos como slidesde fotos ou vídeos.

     

    Outra ferramentarelevante é a conversação em tempo-real e as recomendações são simples:

    • Active o Facebookmessenger na sua página de Facebook e adicione essa funcionalidade à sua página (existem diversos plugins disponíveis).
    • Instale sistemas de inteligência artificial nos seus canais de comunicação para responder às questões mais frequentes sobre a sua marca ou produtos.

    Lembre-se: reduzaas barreiras de comunicação com o consumidor. Crie canais abertos para que avossa relação tenha a maior proximidade possível.

     

    Tem uma lojaonline? As últimas recomendações são para si:

    • Integre a loja com as redes sociais e identifique os seus produtos diretamente.
    • Partilhe conteúdos com os produtos em contexto de uso (fotografias, vídeos com realidade aumentada).
    • Desenvolva concursos (com critérios de participação bem definidos) para oferta de produtos.
    • Incentive os seus consumidores a partilhar conteúdos.
    • Promova sessões ao vivo com demonstrações de produto.

    Lembre-se: repitaa visualização dos conteúdos com melhor performancede visualização junto do seu alvo principal: o impacto será muito maior.

    Escrito por

    Alina Oliveira

    Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
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