Como consolidar a sua comunidade online

Por o 22 Novembro 2019

Já aqui referimos a importância das comunidades online na consolidação da relação entre a marca e o consumidor. Hoje partilhamos recomendações para desenvolver uma relação credível, fiável e sólida.

 

 

Todos os caminhos passam pela construção de uma relação de confiança; eis as primeiras recomendações:

  • Procure micro-influenciadores, já que são essenciais para influenciar nichos de consumidores.
  • Escolha a sua hashtag, que deve refletir os valores intrínsecos da marca, facilitando a sua identificação junto de novos seguidores.
  • Fomente sessões de Perguntas e Respostas em tempo-real.
  • Crie grupos online com interesse relevante para a sua comunidade. Promoverão a partilha e potenciam os laços entre os seus consumidores (pode optar por um grupo aberto ou fechado).
  • Promova conversas sobre temas que tenham significado para a sua marca e audiência.
  • Promova uma cultura interna que transforme os seus colaboradores em embaixadores da marca. Quem melhor para o promover online?

Lembre-se: quanto mais próximos do consumidor forem os canais de comunicação, mais próxima será a sua relação.

 

As stories são também muito úteis se bem que exigem mais recursos. Recomendações:

  • As stories devem ser diárias, idealmente mais do que uma vez por dia.
  • Privilegie o vídeo (filmado verticalmente) e teste para perceber o que funciona melhor.
  • Destaque as suas stories mais eficazes na secção Highlights.
  • Envolva toda a equipa na sua criação; não deixe esta tarefa apenas com uma pessoa: é relevante mostrar a organização a 360º.
  • Aposte na variedade, desde pequenos vídeos que explicam como usar um produto, à forma como o mesmo é feito ou utilizado. Como é o vosso dia-a-dia: o que fazem e como o fazem?
  • Inclua novos formatos como GIFs animados e realidade aumentada: atraem a atenção e destacam informação.

Lembre-se: avalie o impacto dos diferentes conteúdos. Utilize ferramentas para avaliar as reações aos vários conteúdos: quais os menos e mais eficazes?

 

Outra ferramenta é a publicidade online. O orçamento para publicidade nas redes sociais tem vindo a subir anualmente (fonte: Hootsuite, 2019). Se vai apostar aqui, convém seguir algumas destas recomendações:

  • Compreenda e conheça a sua audiência para a atingir de forma eficaz.
  • Defina bem os objetivos e as métricas de sucesso.
  • Invista em conteúdo de qualidade (estética, coerência, pertinência e relevância).
  • Teste anúncios A>B para focar o seu investimento e recursos nos que funcionam.
  • Implemente novos formatos como slides de fotos ou vídeos.

 

Outra ferramenta relevante é a conversação em tempo-real e as recomendações são simples:

  • Active o Facebook messenger na sua página de Facebook e adicione essa funcionalidade à sua página (existem diversos plugins disponíveis).
  • Instale sistemas de inteligência artificial nos seus canais de comunicação para responder às questões mais frequentes sobre a sua marca ou produtos.

Lembre-se: reduza as barreiras de comunicação com o consumidor. Crie canais abertos para que a vossa relação tenha a maior proximidade possível.

 

Tem uma loja online? As últimas recomendações são para si:

  • Integre a loja com as redes sociais e identifique os seus produtos diretamente.
  • Partilhe conteúdos com os produtos em contexto de uso (fotografias, vídeos com realidade aumentada).
  • Desenvolva concursos (com critérios de participação bem definidos) para oferta de produtos.
  • Incentive os seus consumidores a partilhar conteúdos.
  • Promova sessões ao vivo com demonstrações de produto.

Lembre-se: repita a visualização dos conteúdos com melhor performance de visualização junto do seu alvo principal: o impacto será muito maior.

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Ciclo: Marketing digital

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