Como acelerar o crescimento numa pequena empresa?

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

    Não há milagres nem uma fórmula única de sucesso, mas existem várias ações que podem ser implementadas. O sucesso dependerá sempre do contexto: cultura organizacional, maturidade do mercado, recursos disponíveis e estágio de crescimento da empresa. Por isso, o que funciona numa empresa pode não funcionar noutra.

     

     

    Inspirada no tema do Business Transformation Summit deste ano – “Acceleration”, apresento algumas dicas para acelerar o crescimento de um pequeno negócio:

     

    • Invista num sistema de CRM (customer relationship management) para conhecer o seu cliente como ninguém: transforme a relação numa parceria.

     

    • Automatize processos para ser mais eficiente e veloz, em particular no marketing. Há ferramentas de CRM que também fazem esta automação.

     

    • Dê formação de produto/serviço e marca aos seus colaboradores. A sua equipa tem que saber tudo sobre o que oferecem, de trás para a frente. Ao partilhar informação clara sobre a organização com todos, haverá uma só língua em uníssono (várias vozes, uma única mensagem sobre a organização).

     

    • Contrate o melhor talento do mundo. Valerá cada cêntimo e vai trazer resultados ao negócio. Lembre-se: o barato pode sair muito caro.

     

    • Promova uma cultura de trabalho positiva. Colaboradores motivados são mais eficientes e ficam mais tempo na organização. Oiça o seu feedback e aja em conformidade, sempre que possível.

     

    • Desenvolva a sua responsabilidade social. Apoie publicamente causas com que se identifique e que ajudem a sua marca a construir uma reputação positiva junto do cliente.

     

    • Crie um guia de estilo de marca e seja consistente na sua comunicação.

     

    • Tenha uma visão e missão claras, diferenciadas da concorrência. O que o distingue dos demais?

     

    • Foque-se na experiência do consumidor. "Caminhe com os sapatos dos clientes", identifique as "dores" ou pontos de tensão para desenhar um serviço de excelência.

     

    • Disponibilize um serviço de apoio ao cliente de excelência. Descomplique a forma como os clientes podem entrar em contacto e faça da satisfação do cliente uma prioridade. Clientes satisfeitos ficam mais tempo e partilham com os amigos a sua satisfação. E lembre-se: níveis de serviço claros alinham expectativas entre o consumidor e a sua equipa.

     

    • Disponibilize vários canais de suporte para garantir que cada cliente entra em contacto através do canal que preferir.

     

    • Partilhe informação de produto/serviço com o consumidor. O seu produto/serviço implica uma curva de aprendizagem? Coloque tudo preto no branco e explique como usar, ao detalhe. Se não o fizer, corre o risco de ver o cliente partir para a concorrência.

     

    • Desenvolva as redes sociais e partilhe informação relevante para criar uma relação com a sua audiência.

     

    • Escreva um blog. Foque-se em temas que simplifiquem a vida do seu cliente ou que contem mais sobre a sua marca (e partilhe esses posts nas redes sociais!).

     

    • Fale mais sobre os benefícios e menos sobre as características. Deste modo mostrará que se preocupa com as "dores" dos seus clientes (a sua razão para existir).

     

    • Faça crescer a sua lista de contactos. Crie um formulário no site para que os seus clientes possam inscrever-se na sua lista ou lance campanhas de marketing com esse objetivo.

     

    • Conheça o percurso de venda do cliente como a palma da sua mão. Só assim conseguirá identificar os momentos mais complicados, antecipar necessidades e inovar no nível de serviço.

     

    • Crie conteúdos adequados a cada etapa de venda para assegurar a pertinência da informação e mostrar ao cliente que está com ele durante todo o processo.

     

    • Envolva-se com os influenciadores da sua indústria para garantir que mais pessoas o ficam a conhecer.

     

    • Valorize os fãs da marca. Sejam eles colaboradores, clientes ou amigos: encontre-os e trate-os muito bem.

     

     

    Dicas de aceleração não faltam, mas estas são as que mais considero relevantes para a aceleração de um pequeno negócio. Quais se aplicam melhor à sua organização?

    Escrito por

    Alina Oliveira

    Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
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