Desperte “o caçador” de tendências que há em si

Por o 11 Setembro 2019

Tendo em conta a velocidade estonteante a que tudo muda e acontece, é urgente fintar as armadilhas que nos impedem ver as grandes ideias que nos rodeiam – aquelas que passam despercebidas e que apenas aguardam que algum “predador” mais veloz as agarre. É isto que Jeremy Gutsche, o senhor TrendHunter, nos vai ensinar a fazer: a caçar tendências e a gerar novas ideias de negócio de forma “Better and Faster”.

Como fundador e CEO da TrendHunter.com – o observatório de tendências Nº1 no mundo, Jeremy já conseguiu juntar mais de 250 mil membros e “caçadores de tendências” que partilham diariamente comportamentos capazes de antecipar mega tendências de consumo à escala mundial, gerar 3 mil milhões de visualizações e obter resultados de implementação comprovados através da aceleração da estratégia de negócio em centenas de empresas tão globais e disruptivas como Red Bull, Netflix, Starbucks, Intel, Victoria Secret ou IBM.

 

 

Autor dos bestsellers “Exploiting Chaos” e “Better and Faster”, Jeremy defende que “o caos cria oportunidades previsíveis”. Embora parecendo irónica, esta afirmação significa que as verdadeiras ideias inovadoras resultam da combinação de coisas, lugares e indústrias aparentemente nada relacionados entre si, uma associação que a maioria das pessoas é incapaz de fazer… Mas pode aprender! O grande truque consiste em “fintar” as 3 armadilhas neurológicas – a complacência, a repetição e o instinto protetor – herdadas dos nossos antepassados e que fazem com que queiramos repetir as ações e fórmulas de sucesso que deram certo no passado. É esta a razão pela qual empresas como Kodak, Smith Corona, Tower Records, Hostess Foods ou Blockbuster entraram em falência.Mas existem também exemplos totalmente opostos, e talvez o mais evidente seja a Amazon – que de empresa online criada inicialmente com o objetivo de vender livros, passou a controlar o comércio eletrónico, e para além dos tradicionais gadgets, até roupa ou eletrodomésticos apresenta hoje no seu gigantesco catálogo. Como se explica este sucesso?

 

Uma vez contrariadas estas armadilhas, para detetar as ideias que nos rodeiam e conseguir assim escalar negócios, Gutsche aponta 6 Padrões de Oportunidade que vão ajudar a libertar o nosso potencial – e que não são mais do que grandes linhas de tendências que caracterizam as empresas mais disruptivas e servem de atalho para todas as outras que procuram a receita do sucesso no mundo da aceleração:

 

  • Convergência (combinações de produto ou serviço, nomeadamente através de co-branding);
  • Divergência (movimento contrário ao mainstream, existente em marcas como a Redbull);
  • Ciclicidade (padrões que se repetem ao longo do tempo e trazem de volta elementos retro ou nostálgicos);
  • Redirecionamento (capacidade de reorientar a estratégia perante novas forças ou tendências emergentes;
  • Redução (simplificação dos processos ou eliminação dos intermediários de negócio, como acontece no AirBnB);
  • Aceleração (capacidade de adiantar as preferências dos consumidores e identificar novas tendências).

 

Jeremy Gutsche é conhecido por quebrar as regras pré-estabelecidas e fugir ao business as usual, servindo de exemplo e motivação a pessoas e organizações que procuram pensar fora da caixa. As suas ideias são tão surpreendentes que ajudaram inclusivamente a preparar o protótipo da viagem da NASA ao planeta Marte!

 

 

E para mostrar como identificar, estruturar e capitalizar ideias em plena 4ª Revolução Industrial e Era da Aceleração, Jeremy Gutsche vai estar presente no Business Transformation Summit. Conhecido pela sua irreverência, energia e dinamismo em palco, este verdadeiro “Rockstar” da Aceleração vai ensinar a estar onde as oportunidades vão surgir – e não onde elas já existem, através do tema “Better and Faster – The Proven Path to Unstoppable Ideas”.

 

* Este artigo foi originalmente publicado na RH Magazine.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe