A cultura forte, aberta e pragmática da IFS

Por o 14 Agosto 2019

A IFS, fundada em 1983, desenvolve e fornece software empresarial para clientes de todo o mundo dedicados à produção e distribuição de bens, manutenção de ativos ou gestão de operações assentes em serviços. Também trabalha no desenvolvimento de aplicações que permitem às empresas responder rapidamente às variações do mercado e utilizar os seus recursos de forma mais ágil para obter um melhor rendimento

Em entrevista, Celestino Alves, Senior Sales Executive na IFS Ibérica, explica como a IFS tem trilhado o seu caminho de sucesso através de uma “cultura forte, aberta e pragmática”.

Conheça um pouco da história da IFS, um dos Partners da CEGOC no âmbito do Business Transformation Summit.

 

 

– Como tem a IFS acompanhado a evolução do mercado, dado o crescimento do potencial da tecnologia e do digital ao longo destes 36 anos?

 

Celestino Alves (CA): Embora a IFS seja uma empresa global de software empresarial, há muitas coisas que as pessoas ainda desconhecem sobre nós – não é segredo que fomos fundados por um grupo de estudantes numa tenda, na Suécia, no início dos anos 80; mas o que poucos sabem, por exemplo, é que atualmente a América do Norte é a região mais importante para a IFS em termos de receita.

Os clientes valorizam verdadeiramente a forma pragmática de trabalhar que carateriza a IFS. Acreditamos na construção de uma cultura forte, aberta e pragmática, onde a descrevemos tal como ela é e damos aos nossos clientes a possibilidade de escolha. Os benefícios funcionam nos dois sentidos e criam uma atmosfera positiva também para os colaboradores. Talvez seja esta a razão pela qual a IFS é nomeada Great Place to Work há 9 anos consecutivos na área das TI.

Comparando os clientes da IFS com os seus respetivos concorrentes por indústria – que utilizam outras soluções de software corporativo, descobrimos que, nos últimos 10 anos, os clientes da IFS conseguiram alcançar o dobro do ROI em relação a estes.

Um estudo com mais de 40.000 referências também revelou que os clientes da IFS conseguiram duplicar a sua margem de lucro (EBITDA) durante a última década. No nosso entender, isto revela que se pode ganhar muito dinheiro ao selecionar o fornecedor de software certo.

A nossa postura aberta e transparente na forma de trabalhar também facilita o nosso dia a dia junto dos clientes – 75% referem que a implementação de soluções IFS foi tão ou mais fácil do que o esperado; um bom número para uma empresa que trabalha num setor com uma reputação de implementações longas e complicadas ao nível das TI.

Por fim, de referir que a IFS também tem sido reconhecida por analistas da indústria, incluindo a IDC e a Gartner, pelo seu planeamento de recursos empresariais (ERP), a gestão de ativos empresariais (EAM) e as soluções FSM. A IFS foi ainda novamente reconhecida como Líder pelo Gartner Magic Quadrant 2019 na categoria de Field Service Management; bem como Líder pelo IDC MarketScape 2019 na área de SaaS e Cloud-Enabled EAM Providers. Esta avaliação, que nos chega de pessoas e entidades altamente reputadas na área, confirma a posição de destaque que a IFS ocupa no mercado e serve de impulso para o segundo semestre de 2019 e os próximos anos.


– Em que outros serviços e produtos estão a trabalhar de forma a diferenciar a IFS no seu mercado de atuação?

 

CA: O mundo de hoje é uma rede ampla e complexa de tecnologia e ideias. A IFS é mundialmente conhecida por proporcionar soluções para indústria e serviços, e o nosso foco reside no processamento de dados das operações do dia a dia. Qualquer tecnologia que possa contribuir para facilitar ou melhorar estas operações tem sido a nossa preocupação ao longo de muitos anos – wearables, realidade aumentada, aplicações controladas por voz, robótica, IoT, Digital Twins e muitas outras tecnologias encontram-se já integradas na nossa oferta. Muitos dos nossos clientes estão um passo à frente dos seus concorrentes através da utilização dos nossos conectores e interfaces com empresas de tecnologia especializadas.

Com o IFS Applications e a sua poderosa funcionalidade de gestão de serviços móvel, a IFS foi pioneira na gestão de serviços baseados em componentes e no software ERP. O IFS Enterprise Service Management, por sua vez, é líder na gestão de serviços no terreno, gestão de força de trabalho móvel, logística inversa e muito mais. A nossa filosofia e arquitetura de negócios proporciona soluções que são mais fáceis de implementar, executar e atualizar. O software de negócios IFS Applications permite maior funcionalidade ao nível de ERP, incluindo CRM, SCM, PLM, EOI, gestão de ativos empresariais e potencialidades MRO.

Ao contrário das ofertas concorrentes que são frequentemente genéricas, a IFS fornece funcionalidades específicas para cada tipo indústria, o que lhe permite criar uma vantagem competitiva através de alguns dos seus principais produtos:

 

  • O IFS Applications é um tipo diferente de software de planeamento de recursos empresariais (ERP). Não é complexo nem rígido como alguns outros ERP suites. Em vez disso, foi desenvolvido para se ajustar rapidamente às mudanças da tecnologia e dos negócios, maximizando assim a agilidade das empresas. O IFS Applications é capaz de fornecer mais do que apenas ERP. Possui funcionalidades nativas para gestão de projetos empresariais (EPM), gestão de ativos empresariais (EAM) e gestão de serviços. A aplicação pode ser configurada segundo um leque de opções, nomeadamente ao nível de produção discreta, processo de produção, produção multimodal, construção e engenharia e ainda configurações exigentes como a produção multimodal, aeroespacial e de defesa, engenharia, compras e construção (EPC) e perfuração de petróleo e gás offshore. É nessas configurações exigentes que combinam elementos de produção, gestão de projetos e gestão de ativos que a IFS Applications se destaca ao nível das soluções ERP.
  • O IFS Maintenix, graças às suas funcionalidades abrangentes, arquitetura avançada e foco específico para a aviação, este software é hoje a única solução disponível no mercado que pode ajudar as indústrias de aviação a maximizar o potencial de receita dos seus ativos de aviação através de uma manutenção standard, simples e previsível. O IFS Maintenix foi desenvolvido para incorporar toda a indústria de manutenção da aviação como uma solução integrada, permitindo um maior controlo dos processos e salvaguardando a conformidade. Com uma estrutura baseada nas funções de captura e divulgação de informações relevantes, cada utilizador dentro da organização consegue aceder precisa e atempadamente às informações necessárias para a realização do seu trabalho de forma eficiente e eficaz.
  • O IFS Service Management é um software de gestão ao nível do ciclo de vida completo do serviço destinado às diferentes indústrias – possui soluções para implementar no campo, numa fábrica, em casa ou no escritório de um cliente, em ambiente de armazém, em ativos lineares ou outros ativos de capital, e em qualquer outro lugar. Está também disponível para a prestação serviços através de agendamento, acordos de nível de serviço (SLAs), adesão a contratos de manutenção com empresas ou diretamente junto dos consumidores.

 

 


– Como é que a IFS tem acelerado a sua performance digital nos últimos anos?

 

CA: A IFS possui, há mais de 20 anos, um departamento de Investigação e Desenvolvimento – o IFS Labs, onde um grupo de jovens engenheiros entusiastas, devidamente supervisionados por colaboradores seniores, tem a missão de “tentar”! Desta forma, com foco nas necessidades dos nossos clientes e na superação das expectativas atuais ao nível de software, o IFS Labs aplica tecnologias e conceitos emergentes aos produtos IFS. Estes produtos são experimentados e testados para proporcionar soluções reais às empresas. Acreditamos não só que acompanhamos a evolução do nosso mercado, como caminhamos um passo à frente – ajudando os nossos clientes a identificarem novas oportunidades no âmbito dos seus próprios produtos e serviços.

O IFS Labs inspira-se nas tecnologias de consumo, nas tendências digitais e nas soluções mais inovadoras em vários setores da indústria, aplicando-as depois em produtos IFS. Assim, somos capazes de testar hoje conceitos que os clientes vão pedir amanhã, respondendo continuamente a perguntas sobre como as possibilidades podem ser transformadas em soluções reais para o dia-a-dia. O IFS Labs opera sob uma “licença para falhar” – nem todas as soluções inovadoras chegam a transformar-se em produtos. Algumas podem nem sequer sobreviver aos primeiros meses. Mas como Edward Land disse uma vez: “Um aspeto essencial da criatividade é não ter medo de falhar”.

Entre outros exemplos, a IoT é, de longe, a tecnologia que mais acrescentou valor aos nossos clientes. Exemplos como a sensorização de equipamentos industriais e domésticos complexos, onde os dados são recolhidos, inseridos em plataformas de machine learning e inteligência artificial para descoberta de acontecimentos que irão despoletar ações por meio das nossas soluções, permitiram que vários clientes reduzissem a intervenção humana até não existir outra possibilidade que a de usar ferramentas e componentes para corrigir ou evitar problemas. Lográmos acabar com viagens e visitas desnecessárias para verificar se tudo está bem ou para substituir peças em boas condições. Manter os equipamentos em funcionamento durante mais tempo e reduzir as inspeções são alguns dos resultados que os nossos clientes beneficiam há já vários anos. A realidade aumentada aplicada nas operações de manutenção e de operações de armazém é outra das tecnologias disponibilizadas através do IFS Apps. O uso de drones para identificar problemas físicos em linhas de energia é também outra solução já integrada.

Podemos ainda citar outros estudos de caso:

 

  • IFS Aurena Bot: anunciado na IFS World Conference 2018 como um programa de visualização privado, teve origem no IFS Labs. Já em 2015, o IFS Labs apresentou a primeira versão das suas potencialidades ao nível da inteligência artificial do chat bot inserido no IFS Applications. Muitas iterações e testes tecnológicos depois, o IFS Aurena Bot é uma realidade – aparece tanto dentro do IFS Aurena como em outros canais de terceiros como o Skype, fornecendo ao utilizador uma nova interface de conversação capaz de melhorar a user experience.
  • IFS IoT Business Connector: anunciado na IFS World Conference 2016, teve origem no IFS Labs. Esta aplicação IoT começou por ser um projeto experimental testado com a empresa de transportes Sporveien (em Oslo, na Noruega), cujos comboios estão equipados com sensores que capturam grandes quantidades de dados sobre os requisitos do serviço, permitindo manutenção flexível e preventiva, uma redução dos custos e das falhas e, finalmente, mais comboios em funcionamento.
  • IFS Streams: lançado no IFS Applications 9, é um exemplo perfeito de como a investigação levada a cabo pelo IFS Labs pode ser transformada em benefícios para a empresas. O IFS Streams é um sistema de notificação desenhado para manter os utilizadores próximos às empresas, através do envio de notificações acionadas por atualizações e ações no IFS Applications, todas personalizáveis para cada utilizador.
  • IFS Touch Apps trata-se de uma série de aplicações de smartphone para Android, iOS e Microsoft Windows Phone. Cada aplicação centra-se em funções específicas, tais como despesas de compras e autorizações, gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e relatórios de tempo. O IFS Touch Apps utiliza recursos como GPS, gravação de voz e captura de fotos.
 

– O tema do Business Transformation Summit de 2019 é precisamente a Aceleração. Por que é que decidiram juntar-se à CEGOC como Partners e quais as principais mais-valias desta parceria para a IFS?

 

CA: A IFS desenvolve aplicações que permitem às empresas responder rapidamente às mudanças do mercado e utilizar os recursos de forma mais ágil para alcançar um melhor desempenho empresarial e vantagens mais competitivas. Os produtos da IFS são conhecidos por serem user friendly, modulares no seu design e flexíveis o suficiente para dar suporte aos clientes na sua forma de trabalhar e de acordo com processos estabelecidos. E esta é a razão pela qual pensamos que o Business Transformation Summit é a plataforma perfeita para estarmos mais próximos dos profissionais mais desafiantes do mercado.

 

Outra publicação do mesmo tema

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe