Nespresso Professional promove soluções que se adaptam a qualquer tipo de negócio

Por o 7 Agosto 2019

Sabia que proporcionar aos seus colaboradores pequenos detalhes como uma chávena de café de qualidade, pode aumentar a rentabilidade da sua empresa? É isto que mostram estudos* recentes que a Nespresso Professional acompanha de perto, de forma a proporcionar os melhores momentos de satisfação e convívio aos colaboradores nas empresas e não só.

Em entrevista, João Graça, B2B Commercial Manager na Nespresso Professional, refere que o mercado de atuação da Nespresso Professional abarca não só escritórios, mas também hotéis, restaurantes e cafetarias… Vários segmentos unidos pelo mesmo elemento – o café, uma bebida que “faz parte da rotina e dos diferentes momentos do dia de todos os portugueses”.

Conheça um pouco da história da Nespresso Professional, um dos Partners da CEGOC no âmbito do Business Transformation Summit.

 

 

– O café é mais do que uma bebida em Portugal. É um ritual que junta as pessoas, anima as conversas e ajuda a “acelerar” até a performance dos colaboradores nas empresas. Qual é o diferencial do café Nespresso em Portugal?

 

João Graça (JG): Na Nespresso, acreditamos que, cada vez mais, as pausas de café geram momentos de convívio, o que pode estar diretamente ligado à satisfação dos colaboradores de uma empresa ou satisfação no fim de uma refeição. Para ir ao encontro desses momentos, a Nespresso Professional apresenta soluções de café que se adaptam às necessidades de cada negócio: escritórios, hotéis, restaurantes e cafetarias. Adicionalmente, apostamos, também, em diversos serviços de forma a garantir que estamos sempre prontos para responder aos pedidos de encomendas, entregas e questões técnicas.

Estudos recentes* provaram que, se as empresas proporcionarem aos colaboradores detalhes como um café de qualidade, a rentabilidade da empresa pode aumentar. Também em hotéis e restaurantes, o café de qualidade faz diferença para a satisfação total da experiência. Por isso, os cafés Nespresso são desenvolvidos com a preocupação desde a plantação, passando pela colheita até à utilização na máquina que entrega um café consistente, chávena após chávena. A atual linha de café Nespresso Professional é composta por 13 variedades com cinco gamas de café, que se distinguem pelo tamanho da chávena e pelo seu nível de intensidade (Ristretto, Espresso, Lungo, Decaffeinato e Flavored) e cada café tem a sua própria personalidade, aroma específico e a característica de nos levar às suas origens através de uma chávena.

Temos, também, uma gama de máquinas que responde a todas as necessidades dos nossos clientes. Desde uma máquina mais compacta como a Zenius, que se enquadra em qualquer negócio, até uma máquina mais completa como a Águila, ideal para grandes consumos e que permite fazer diversas receitas de leite à distância de um botão.

 

 

– Quais são as tendências do mundo do café/demandas dos consumidores e de que forma estão a acompanhá-las?

 

JG: As tendências do consumo de café vão variando ao longo dos anos e o consumo de café com leite e Iced Coffee tem sido um dos impulsionadores desta mudança. Hoje em dia, o café não é apenas o expresso em chávena que consumimos todos os dias e que todos conhecemos. O café faz parte da rotina e dos diferentes momentos do dia de todos os portugueses. Seja uma pausa no trabalho ou o motivo ideal para um momento de conversa com família ou amigos.

Na Nespresso, queremos acompanhar as tendências de mercado e acreditamos que o que vem potenciar estes momentos é o facto de, nos dias de hoje, o café oferecer inúmeras receitas, tanto com leite, como com gelo (Iced Coffee). Estas receitas têm sido uma aposta crescente e contínua da marca para ir, cada vez mais, ao encontro das necessidades dos nossos consumidores.

Ao longo do tempo temos criado diversas receitas de leite que podem ser saboreadas em qualquer altura do dia. No leque de oferta destas receitas, podemos destacar o Cappuccino com ou sem sabores, o Latte Machiatto ou até uma receita mais doce como o Nespresso BonBon onde o leite condensado, para além do café, é um ingrediente chave. Mas não só, as máquinas profissionais são um elemento essencial para estas receitas – a Águila é o melhor exemplo disso, é uma máquina que se distingue pela sua consistência e facilidade para fazer uma receita de leite, quente ou fria, com apenas um toque.

Mas não nos ficamos por aqui. As receitas frias – Iced Coffee – vêm completar o leque de oferta das bebidas refrescantes, para que seja possível tomar um café de uma forma diferente e bem fresco! São várias as bebidas existentes neste segmento, onde temos vindo a apostar e criar diversas receitas. Prova desta inovação é o Lemonesso, limonada com café Nespresso, que foi desenvolvida como uma bebida refrescante que pode ser consumida nos vários momentos do dia. Para conseguirmos esta variedade de receitas a Nespresso Professional trabalha com baristas profissionais que permitem, não só, fazer receitas diferenciadoras, mas, também, oferecer este serviço aos nossos parceiros.

 

– Como é que a Nespresso Professional tem acelerado a sua performance digital nos últimos anos?

 

JG: O digital é, sem dúvida, a maior ferramenta de comunicação nos dias hoje, e a Nespresso Professional tem acompanhado essa tendência e evolução: Via e-commerce, os clientes podem, para além de fazer a sua encomenda de café, consumíveis e acessórios e receber no dia útil seguinte, consultar todo o portfólio de serviços e produtos Nespresso Professional disponíveis, programar uma encomenda recorrente ou entrar em contacto com a equipa comercial. São ferramentas que têm sido desenvolvidas para estarmos cada vez mais próximos dos nossos clientes e que são de enorme importância para conseguirmos oferecer o melhor serviço.

Nos últimos anos, temos investido numa comunicação através de todas as plataformas digitais, as redes sociais como o LinkedIn e o Facebook têm sido alguns dos principais touchpoints das campanhas com o objetivo de aumentar o awareness da Nespresso Professional. Em simultâneo, temos tido um investimento no que toca as várias opções digitais para gerar tráfego e tem crescido gradualmente com resultados já interessantes, como, por exemplo, em Adwords, Social Ads, Newsletters entre outras.

 

 

– O tema do Business Transformation Summit de 2019 é precisamente a Aceleração. Por que é que decidiram juntar-se à CEGOC como Partners e quais as principais mais-valias desta parceria para a Nespresso Professional?

 

JG: A história da Nespresso começou há mais de 25 anos, com uma ideia simples, mas revolucionária: permitir que qualquer pessoa preparasse a chávena de Espresso que bebia na rua, agora em sua casa. Ao longo destes anos temos vindo a aperfeiçoar a nossa oferta, tanto de produto como de serviço, sendo um dos nossos principais focos a customização da oferta para os nossos clientes. Para uma boa customização, necessitamos de acompanhar os nossos parceiros e as suas necessidades que vão mudando ao longo do tempo: por exemplo, os escritórios de há 10 anos têm necessidades muito diferentes dos de hoje em dia, que já procuram oferecer espaços de lazer e open spaces específicos para trabalho para os novos colaboradores millenials. Estas necessidades são tendências de mercado que vamos seguindo, através de Summits como este por exemplo, e que necessitam de contínua investigação e inovação, também, do nosso lado.

Esta inovação passa, não só pelo café e serviços que temos, mas, também, pelo portfólio de máquinas Nespresso Professional – por exemplo a Nespresso Momento, lançada em 2019, é uma máquina composta por elementos recicláveis, duradouros e que aposta no eco design e qualidade sustentável – um dos focos e pilares da marca e uma enorme preocupação, também, de muitas empresas nossas parceiras. Procuramos continuamente inovar, ainda, na forma como fazemos os nossos serviços e produtos e no impacto que geram no ambiente. Exemplo disto, é o programa de reciclagem que criámos onde, para além de reciclar, damos uma segunda vida a todos os elementos que constituem a cápsula (Projeto Reciclar é Alimentar). Este programa adapta-se a todos os formatos de negócio, de forma a garantir que todos têm uma solução de reciclagem que melhor se adequa ao seu consumo de café.

 

* Fonte: Estudo da Strategic Research para a Nespresso, 2014 . Qual&Quant. Foram realizadas 1200 entrevistas em Países Europeus.

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