Como transformar conteúdos em clientes através do Storytelling

Por o 28 Junho 2019

Sabia que uma história verdadeira, autêntica, emocionante e bem contada pode facilmente comunicar o propósito e os valores da sua marca ou empresa? Sabemos que, atualmente, os consumidores têm uma enorme variedade de escolhas ao seu dispor, e quando estão em causa preço e qualidade – sobretudo no caso de serem muito semelhantes entre si – as pessoas avaliam as marcas pelo seu propósito e pelos seus valores. Procuram produtos e marcas com as quais se identificam.

 

O que é o Storytelling?

É a técnica utilizada para narrar histórias, aplicada de forma estratégica para gerar um impacto de forma profunda e emocional nos clientes. A ideia é agarrar a sua atenção, provocar sensações fortes (alegria, prazer, surpresa) e, por fim, estabelecer ligações mais próximas para alcançar a fidelização. Essencialmente, consiste em conquistar os seus clientes através das histórias que conta acerca do seu negócio.

 

 

Storytelling is the most powerful way to put ideas into the world” Robert McKee

 

As campanhas da Coca-Cola são, na sua maioria, um bom exemplo de storytelling. A Coca-Cola não vende o refrigerante, mas sim a felicidade. A marca comunica a felicidade como algo inerente à abertura de uma garrafa ou lata de Coca-Cola, o que torna a marca mais próxima do público. Isso acaba por traduzir-se num aumento das vendas, sem existir a necessidade de “pedir” aos clientes para comprarem o produto.

 

 

Como fazer storytelling?

  • Conheça os seus clientes: Apesar de as histórias das marcas envolverem o seu núcleo, os heróis são sempre os consumidores. Nesse sentido, antes de estruturar o que vai contar, é fundamental que conheça as motivações dos seus potenciais clientes. Mantenha uma escuta ativa do que é comentado nas redes sociais, por exemplo.
  • Defina a narrativa: Deve responder às seguintes questões: Como foi criado? Qual foi a motivação para o fazer? Quem e como são as personagens? Quais são os melhores episódios a ser partilhados?
  • Conte a história: É muito importante que a comunicação no local (caso exista) e digital esteja em consonância. No espaço físico, coloque elementos na decoração e ambiente que contem a história, dê nomes aos produtos que tenham fácil associação e reflitam o conceito, sem nunca se esquecer dos colaboradores, os primeiros a demonstrar a filosofia do seu negócio. Nos canais digitais, sincronize todos os perfis das redes sociais, com um fio condutor através do storytelling. Crie slogans e elementos gráficos representativos e produza vídeos para narrar os conteúdos.

 

O storytelling é hoje uma parte crucial de uma estratégia de marketing, mas não se pode tornar numa atividade pouco credível e sem autenticidade.

 

O storytelling no mercado B2B

O vídeo pode a ser uma ferramenta extraordinária para contar histórias e estabelecer uma conexão mais forte com a marca, com os seus consumidores mas também com outras empresas.

O storytelling organizacional, no entanto, ainda tende a ser menos comum por ser mais difícil envolver emocionalmente o público-alvo no processo de venda de soluções complexas por parte das empresas, em vez de produtos chamativos para consumidores individuais.

No entanto, existem exemplos de campanhas B2B memoráveis, como é o caso da curta-metragem “The Wolf”, lançada pela HP. O vídeo transforma o tema da segurança ao nível das impressoras num enredo cinematográfico com vários dos principais ingredientes do storytelling, incluindo suspense, humor ou até drama. Uma história bem contada que envolve os espetadores e consegue explicar eficazmente como o software de segurança de impressoras da HP pode ser vital dentro das empresas.

 

 

Através do storytelling é possível contar todo o tipo de histórias. O desafio é sempre o mesmo: criar uma história que seja impactante para os seus clientes e para o seu público.

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Comunicação Digital

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