Usar o Instagram também resulta em negócios B2B

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

A plataforma social Instagram é, por várias vezes, vista como uma rede para entretenimento pessoal ou para promoção da venda a retalho. Contudo, este canal é cada vez mais procurado por marketers que atuam numa indústria B2B, isto é, cuja interação comercial se realiza com outras empresas e não com o cliente final da cadeia.

De facto, muitos profissionais de marketing apercebem-se que ao promover a marca, de forma estratégica e considerando a componente emocional e a experiência do consumidor, estarão a criar mais leads, independentemente da relação comercial em causa.
 

 
E é precisamente a atual importância da experiência do consumidor que tem tornado o Instagram numa rede social eficaz para 30% das empresas B2B. Um bom exemplo de sucesso a este nível é a Intel, que já conquistou 1,2 milhões de seguidores com a partilha de publicações que traduzem a visão da empresa, atraem atenção do público e, em simultâneo, publicitam os produtos da marca.

Mas como pode o Instagram resultar em negócios B2B?

 
Confira os seguintes os pontos e descubra.
 

Alinhamento do Instagram com a estratégia B2B

Pode até ser tentador, por motivos de simplicidade, replicar o conteúdo, publicado no Facebook, no Instagram. Contudo, para obter mais sucesso, é conveniente ter uma estratégia específica de atuação neste último.

O Instagram tem uma ligação mais forte com aspetos emocionais e com a componente humana e, como tal, deve ser encarado de forma distinta. Em particular, considere as seguintes táticas de atuação:
 
- Revele a cultura da empresa: Amarca deve mostrar-se de forma autêntica. Publicar imagens, curtos vídeos ou Instagram Stories do ambiente do escritório, é uma tática usada por grandes organizações, como é o caso da Hubspot. Use a rede social para mostrar o espírito de equipa, a missão da empresa e os seus valores. Potenciais parceiros se sentirão mais tentados a fazer negócio se se relacionarem emocionalmente com outras empresas.

- Envolva-se com os seguidores: Procure interagir com a audiência. Incentive-a a partilhar uma hashtag associada à marca e obtenha publicidade gratuita. Realize passatempos ou coloque questões desafiantes.

- Use frases inspiradoras: Partilhar frases com as quais outros se relacionam incentiva a um maior número de interações.
 

Beneficie das ferramentas de negócios do Instagram

Tal como o Facebook, também o Instagram tem vindo a ajustar o seu algoritmo, para que o feed dos utilizadores apresente aquilo que, alegadamente, estes preferem. Para contornar eventuais problemas que esta situação implica, os perfis profissionais podem tirar vantagem das funcionalidades para empresas, que o Instagram oferece.

É possível, por exemplo, criar um botão de “Contacto”, na área biográfica da conta, ou adicionar uma ligação à história. Pode, ainda, publicar parte de um vídeo numa Story, induzindo o público a clicar em determinado link para assistir ao resto.

Outra ferramenta útil são as publicações automáticas, por via de aplicações terceiras e apenas disponíveis para perfis profissionais. Esta funcionalidade permite um agendamento eficiente dos posts. Adicionalmente, as empresas têm a possibilidade de promover anúncios através de publicidade paga no Instagram e, deste modo, alargar a sua audiência e definir estrategicamente um público-alvo.

De facto, o Instagram já não é um canal exclusivo das marcas de retalho. O alvo desta rede social não é, necessariamente, o cliente final que atua enquanto particular. Representa, por outro lado, uma poderosa ferramenta de networking com utilizadores de todos os níveis de atuação.

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
Saiba mais