Como maximizar o marketing das redes sociais?

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

As redes sociais fazem, hoje, parte do nosso quotidiano. E até os utilizadores menos assíduos reconhecem a imensidão do conteúdo aí partilhado. Considerando a importância e o crescimento das redes sociais na era digital, as marcas e as empresas recorrem cada vez mais a estas plataformas para divulgação de produtos e serviços.

As redes sociais têm assumido uma importância de tal dimensão que muitas empresas já utilizam exclusivamente o Instagram e/ou Facebook para práticas comerciais e de marketing. Outras vão mais além e recorrem a influencers para ações de divulgação, publicidade e aumento da carteira de clientes.

 

 

  • O que é o marketing das redes sociais?

O uso das redes sociais representa a tendência com mais crescimento na história da tecnologia, superior ao da própria Internet, na altura do seu lançamento. Com mais mil milhões de utilizadores em todo o mundo, as redes sociais são o lugar perfeito para cativar audiência e, como tal, são uma prioridade comercial para muitas organizações.

Resumidamente, o marketing das redes sociais é o processo de criação de conteúdo, ajustado ao contexto de determinada plataforma social, capaz de gerar envolvimento e partilha pelos utilizadores e público-alvo. O marketing das redes sociais assume-se, assim, como uma estratégia de marketing digital preparada para a plataforma social na qual se atua.

 

Isto significa que a empresa precisa de adequar as suas táticas de marketing aos diferentes canais.

 

A forma como se comunica e promove determinado produto, serviço ou website no Instagram não deve ser idêntica à forma de atuação no Facebook.

O marketing das redes sociais tem sido apontado como uma estratégia eficaz na obtenção dos resultados desejados, incluindo aumento dos níveis de ROI (retorno do investimento).

 

  • Marketing via influencers

Os influencers são personalidades reconhecidas publicamente nas redes sociais, com elevado número de seguidores e volume de interação nas suas publicações. É provável que acompanhe publicações de determinada pessoa que não conhece pessoalmente, mas cuja popularidade conduziu ao seu interesse.

Com frequência, as marcas associam-se a influencers para fins publicitários. O seu surgimento e o aumento da sua popularidade representam tendências em crescimento. Em especial no Instagram, mas com presença em qualquer outra rede social.

 

  • Estratégia de marketing via redes sociais

Uma abordagem de marketing estratégica, focada na criação e distribuição de valor, capaz de atrair e reter uma audiência previamente definida, é importante para qualquer empresa.

 

Os passos seguintes resumem como o pode conseguir:

  • Defina objetivos: Pense em grande mas comece pelo básico e pense nos procedimentos necessários. Para atingir o seu objetivo precisa de aumentar o nível de retenção dos clientes?

 

  • Conheça o seu público-alvo: Não se limite a dados demográficos. Entenda quem é a sua buyer persona, isto é, a figura que tipifica a sua audiência. Como é o seu dia-a-dia e quais são as suas preferências de consumo.

 

  • Redes sociais: Defina qual a plataforma mais indicada para chegar até à buyer persona, e qual o tipo de conteúdo que capta a sua atenção.

 

  • Métricas e testes: Defina métricas e indicadores capazes de quantificar e qualificar os resultados obtidos. Para o efeito, esteja atento ao posicionamento da empresa nas redes sociais e como a sua audiência se comporta.

 

Segundo dados publicados pela plataforma Hubspot, 79% dos utilizadores online usam o Facebook, e o Instagram atingiu mil milhões de utilizadores em junho/2018. Com base nesta informação, facilmente concluímos que as redes sociais são uma oportunidade de negócio.

Utilizando a estratégia adequada, é possível aumentar o reconhecimento da marca, bem como níveis de rendimento, via redes sociais.

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
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