Como criar uma estratégia de marketing para o início do ano?

Por o 7 Janeiro 2019

Com a chegada de um novo ano, é essencial delinear um plano atuação na área do marketing, nomeadamente ao nível de novas campanhas, objetivos e uso dos recursos disponíveis. De igual modo, é importante reconhecer que lacunas existiram no ano anterior e de que forma podem agora ser colmatadas.

A metodologia deve ser ágil e flexível, dada a dinâmica dos mercados, garantindo, ao mesmo tempo, que o comportamento das equipas está alinhado com a estratégia da empresa.

 

 

É boa ideia atentar na performance dos primeiros meses, já que, por esta altura, algumas empresas experienciam uma redução de receita. Começar o ano de forma bem-sucedida certamente irá melhorar os níveis de motivação e de energia das equipas.

Neste artigo, reunimos alguns pontos que deverão ser considerados na forma como os profissionais de marketing atuam no começo de um ano novo ano.

Aprenda com as lições do ano anterior

A única forma de começar a planear o futuro é aprendendo com os erros do passado. Antes de concluir sobre um plano estratégico para o novo ano, reflita sobre o que foi feito no ano anterior, que resultados se obteve com cada uma das ações programadas e que lições é necessário reter.

Foque-se no que realmente traz resultados, em especial, em época de menor receita, alocando todos os esforços naquilo que o seu público-alvo verdadeiramente deseja.

Alinhe objetivos e mantenha o foco

A visão da empresa deve ser comum a todas as equipas de trabalho. Por isso, é importante transmitir e explicar os objetivos de marketing da organização a todos os elementos que a compreende. A consciencialização das metas permitirá que os colaboradores alinhem o seu comportamento em função da estratégia comum e se sintam mais motivados.

Na apresentação do programa de marketing, defina KPIs e métricas, de forma clara. Seja criativo nos indicadores que considera, desafiando ao seu cumprimento, de maneira realista e entusiasmante. Contudo, ainda que, para alguns, seja relativamente simples definir objetivos para o início do ano, mantê-los pode não o ser. Alterar objetivos, em função da performance real, pode atrapalhar níveis de produtividade e dificultar a real perceção de crescimento e sucesso.

Considere as tendências do mercado e do consumidor

Espera-se que o ano de 2019 seja ainda mais demarcado por algumas das tendências que têm vindo a caracterizar o marketing, em 2018. Entre elas, destaca-se a importância que cada vez mais pessoas atribuem a conteúdo credível, partilhado e falado pelos seus pares, em lugar dos anúncios publicitários.

Também o uso de criatividade e das sensações, para promoção de um produto ou serviço, continuará a ter um crescente impacto na adesão da audiência que, cada vez mais, espera vivenciar experiências enquanto consumidor.

Outro importante elemento a considerar é a forma como o seu público-alvo comunica e que canais usa para o fazer. Este aspeto é especialmente importante em época pós-festiva, já que os clientes tendem a procurá-lo menos, de forma direta. As marcas devem, assim, ir ao encontro do consumidor, recorrendo, por exemplo, a um influencer para divulgar determinado produto.

Mantenha os níveis de retenção

O início do ano caracteriza-se pela redução do consumo, comparativamente ao último trimestre anual, impactando mesmo os seus clientes mais fieis. Assim, na busca por novos clientes, mostre que se lembra dos atuais. Envie um e-mail entusiasmante acerca de continuarem este percurso juntos, e mantenha a excelência do serviço pós-venda.

Em alturas de menor receita, o investimento em marketing pode, erradamente, passar para segundo plano. Na realidade, saiba que desempenha um papel fundamental, se praticado de forma eficiente e programada.

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC Ciclo: Marketing digital

/5 - Voir tous les avis

Outra publicação do mesmo tema

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe