Conheça as últimas novidades do Google

Por o 3 Dezembro 2018

O Google é o motor de busca mais popular da Internet e, como tal, integra o dia-a-dia do comum utilizador online. Quer a nível pessoal ou profissional, todos recorremos ao Google para gerir correio eletrónico, pastas partilhadas ou, simplesmente, para pesquisar algo. Mundialmente, o número de pesquisas no Google ascende a 3,5 mil milhões por ano e, se está a ler este artigo, é muito provável que faça parte da estatística.

Igualmente, existem inúmeras ferramentas de marketing no Google, acessíveis a qualquer empresa que procure mais promoção e reconhecimento online.

 

O Google dispõe de várias plataformas que permitem atingir objetivos distintos, mas complementares. Por exemplo, o Google Ads permite à empresa criar uma série de anúncios de pesquisa ou de display, com base num orçamento diário e cujo custo está associado à adesão do público aos respetivos anúncios. Outra popular aplicação é o Google Analytics, que permite acompanhar o progresso das campanhas de marketing. O Google dispõe, ainda, do Google Plus (ou Google+) e do Google My Business, que auxiliam no posicionamento online.

Atendendo à importância do Google para as organizações e indivíduos, reunimos, neste artigo, algumas das últimas novidades da plataforma.

Informação mais acessível

Até muito recentemente, os utilizadores do Google teriam que ir a uma conta de definições separada, para poderem apagar o seu histórico de pesquisa. Segundo a Google, isto mudou e, agora, já é possível aceder a tais dados na própria página de pesquisa, clicando no ícone que surge no canto superior esquerdo.

Após clicar na respetiva opção deste menu, os utilizadores poderão consultar o seu histórico, de qualquer data, e escolher o que querem apagar. Nesta mesma página, o utilizador poderá também editar opções de privacidade e permissões.

Realização automatizada de chamadas com alterações

Em maio deste ano, o Google anunciou o lançamento do Duplex: um assistente inteligente capaz de fazer chamadas telefónicas, em nome do utilizador, e, assim, realizar marcações, agendar compromissos, entre outros, de forma autónima.

Depois de alguma controversa associada aos inconvenientes de receber chamadas automatizados, a Google anuncia, agora, uma opção que permite desativar a receção de telefonemas provenientes do Duplex.

Google+ e a falha na proteção de dados

Alegadamente, uma falha na proteção de dados, descoberta em março, expôs quase meio milhão de utilizadores do Google+. O caso foi agora reportado pelo The Wall Street Journal, no passado mês de outubro.

Segundo a notícia divulgada, uma vulnerabilidade no software permitiu que terceiros acedessem a informação confidencial de utilizadores da plataforma Google+, entre 2015 e 2018. Perante o acontecimento, a Google decidiu encerrar a versão consumidor do Google+ durante os próximos 10 meses.

Acompanhamento paralelo no Google Ads

A aplicação Google Ads tem atravessado uma série de mudanças, no decorrer deste ano, nomeadamente a alteração de interface e de nome: de Google AdWords para Google Ads.

Destaca-se ainda o acompanhamento paralelo. Considerando a importância da rapidez na navegabilidade de um website – 53% dos utilizadores abandonarão determinado site, no seu smartphone, se este demorar mais de três segundos a carregar -, o Google lançou, em outubro, esta nova funcionalidade. O acompanhamento em paralelo permite o redirecionamento direto, até à página de destino (landing page), ao clicar num anúncio Google. Em paralelo, se processa o acompanhamento por parte do gestor da conta Google Ads, garantindo maior rapidez de carregamento do website.

Se se interessa por SEO, certamente sabe que o Google anuncia alterações e novos lançamentos a um ritmo acelerado. A verdade é que a missão do Google é clara: fornecer aos utilizadores aquilo que procuram e precisam, de forma cada vez mais exata e melhorada.

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