Porque o Marketing via Influencers funciona

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

Num mundo em que a produção de conteúdo está em voga, é cada vez mais difícil para as marcas destacarem-se no meio de tantas outras.

É por isso que recorrer a pessoas que construíram a sua imagem, e evidenciam influência nas decisões do consumidor, pode acrescentar valor a determinada empresa.

 

 

A estratégia de promoção de um produto ou serviço, através de influenciadores, certamente irá atrair novos clientes - que são induzidos à compra pelas suas características positivas - mas também reter os atuais - que se impressionam pela reputação da marca junto de personalidades que seguem.

 

A prática tem o nome de marketing de influencers. Segundo o conceito, uma poderosa forma de promover uma marca, diante de um público, é recorrendo a alguém em quem eles confiam.

 

Apesar da prática de marketing de influencers ser uma estratégia de branding relativamente nova, está entre as que mais cresceu. Tal deve-se à importância crescente das redes sociais e dos influenciadores, que, regularmente, recomendam produtos e serviços aos seus seguidores

 

Com esta estratégia, a marca aumenta a presença on-line e a exposição nas redes sociais, aprendendo mais sobre o seu público-alvo através do alcance do influenciador.

 

Mas como o marketing de influencers é um fenómeno relativamente recente, é, por vezes, visto como um método de publicidade não testado. No entanto, esta estratégia fornece uma variedade de possibilidades e pode ser um recurso valioso para os profissionais de marketing.

 

Mas porque é que o marketing de influencers funciona?

Primeiramente, esta estratégia ajuda a criar uma perceção pública e gera conversação sobre a marca.

Muitas empresas ainda não percebem a razão pela qual a parceria com um influenciador parece ser mais benéfica do que anúncios nas redes sociais. O truque é interpretar as recomendações dos influenciadores como se se tratassem de referências “boca-a-boca”.

A recomendação de um produto ou serviço por parte de um influenciador, com quem os consumidores já estão envolvidos, não é muito diferente de ter um amigo a fazer a mesma sugestão. Isto torna a parceria com influenciadores a estratégia perfeita para aumentar a reputação online da marca e a probabilidade de adquirir novos clientes.

 

Além disto, esta estratégia de marketing é capaz de gerar tráfego de baixo custo, mas de alto valor.

 

O marketing é um processo de tentativa e erro. A cada teste e pesquisa, os profissionais de marketing aprendem mais sobre os seus públicos-alvo. O problema é que testar campanhas requer tempo e dinheiro. E, para empresas pequenas ou que estão a começar, o método de tentativa e erro pode rapidamente transformar-se em perda de recursos.

Contudo, dar uma oportunidade a esta tendência de marketing pode ser uma solução rentável em termos de alcance e reconhecimento da marca.

Outra vantagem de utilizar o marketing via influencers é o facto de este ajudar a reunir informações sobre preferências e dados demográficos do público-alvo.

Aproveitar o público de um influenciador, para difundir as características de um produto ou serviço, é uma maneira eficaz de aumentar taxas de conversão de potenciais leads em futuros clientes.

Adicionalmente, ao reunir informações sobre o público de um influenciador, os profissionais de marketing ficam com informações novas e valiosas sobre quem são as suas buyerpersonas e o que esperam de uma marca.

 

Em suma, trabalhar com influenciadores amplifica o já habitual sucesso de referenciar determinado produto “boca-a-boca”, indo para além de familiares e amigos. Igualmente, permite a exposição da marca a segmentos de mercado pouco explorados, eventualmente aumentando a base de clientes.

Recorrer a influenciadores permite maior reconhecimento da marca, tráfego no website e aprender ainda mais sobre o público-alvo.

De facto, os profissionais de marketing podem aproveitar o poder das redes sociais não apenas nos canais oficiais da marca, mas também através de canais de influenciadores.

Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

Saiba mais