Como desenvolver um plano estratégico de marketing digital

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

Não há dúvida que, nos dias de hoje, grande parte de uma estratégia de marketing tem que ser digital.

A maioria de potenciais clientes e oportunidades de negócio têm atualmente presença no mundo digital. Portanto, para chegar até eles, garanta que o seu plano estratégico inclui a atuação online.

 

 

De acordo com um estudo sobre “Gestão de Marketing Digital”, conduzido pela Smart Insights, 46% das marcas não têm uma estratégia de marketing digital definida, enquanto 16% têm, mas não a integraram nas atividades de marketing.

A questão é: se não coloca em prática um plano estratégico, como espera crescer, inovar e medir resultados significativos?

É necessário conhecimento para elaborar um plano eficaz, mas este é crucial para o sucesso de um negócio.

Por isso, e para que os seus esforços resultem, selecionei alguns passos que deve seguir para desenvolver um plano e estratégias de marketing digital.

 

Construir as suas buyers personas ou clientes ideais

Para qualquer estratégia de marketing (online ou offline) é fundamental saber para quem está a comunicar. As melhores estratégias de marketing digital são construídas com base em perfis de buyer personas detalhados, e o seu primeiro passo é criá-las.

Estes perfis, que devem ser baseados em informações reais, podem ser criados através de pesquisa, questionários e entrevistas ao público-alvo do seu negócio.

 

Definir um objetivo

Os objetivos de um plano de marketing devem estar sempre ligados e devem fazer parte dos objetivos fundamentais do seu negócio. No entanto, precisa de saber como os vai medir.

Como mede a eficácia da sua estratégia digital é diferente para cada negócio e está dependente dos objetivos. Contudo, é vital garantir que é capaz de fazê-lo, pois são essas métricas que o ajudarão a ajustar a estratégia no futuro.

 

Analisar as anteriores estratégias digitais utilizadas

Não precisa, nem deve, começar um novo plano de marketing digital sem saber o que falhou anteriormente. Também convém analisar a estratégia digital dos principais concorrentes da sua empresa.

 

Identificar os meios a utilizar e definir um orçamento

Há três aspetos fundamentais que permitem identificar os meios a utilizar: o orçamento, os canais digitais e a equipa responsável. É crucial saber que recursos têm antes de decidir o que ainda vai ser necessário.

Primeiro defina um valor para ser gasto no plano de marketing digital e depois destine uma parte específica para cada canal digital que deseja usar.

Analise os seus atuais canais digitais e decida quais manter e se gostaria de investir em novos (o que depende de onde os seus clientes estão). Articule claramente o que cada canal quer alcançar e certifique-se que consegue medir os resultados.

Por fim, tente perceber se irá conseguir alcançar aquilo a que se propõe, com a equipa que tem, ou se há necessidade de contratar mais alguém.

 

Faça o plano e seja consistente

O seu plano de marketing digital nunca ficará perfeito logo ao início, pois nem todas as suposições que foram feitas estarão corretas.

Embora tenha tomado todos os cuidados para elaborar um plano cuidadosamente pensado e com base num conjunto de suposições e análises, não pode prever exatamente a forma como os seus clientes se comportarão.

Portanto, é essencial medir e monitorizar continuamente o desempenho da sua estratégia de marketing digital, alterando onde e quando necessário.

Lembre-se: o propósito do seu plano estratégico é delinear as ações que vai tomar para atingir uma meta durante um certo período de tempo. Desde que isto esteja claro já foi bem-sucedido na criação da sua estratégia digital.

Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

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