SEO: Vencer na internet

Por o 6 Junho 2018

Um dos principais objetivos das empresas que investem em marketing digital é alcançar as primeiras posições nos resultados dos motores de busca. Afinal, todos queremos cliques gratuitos e mais visitas ao website.

 

 

 

Contudo, estar na Internet não é o suficiente para garantir que seu website ou blog consigam um lugar na primeira página do Google. É necessário seguir técnicas específicas para garantir um posicionamento confortável e aumentar o alcance orgânico (isto é, não pago).

SEO (Search Engine Optimization) corresponde a um conjunto de técnicas que têm como objetivo tornar o website mais visível nos motores de pesquisa. Visa, assim, aumentar a probabilidade de este surgir nas primeiras páginas do Google (entre outros portais de pesquisa).

 

Siga estas propostas e prepare-se para vencer na Internet:

 

Redes Sociais valorizam o seu site

No momento de classificar o seu website nos rankings de pesquisa, os motores de busca atribuem grande peso a páginas oficiais de redes sociais.

Não deixe a gestão da rede social da sua empresa para segundo plano. Saiba que o sucesso desta terá grande influência no SEO do seu site.

 

Aposte num design adaptável a todos os dispositivos

Pesquisas online realizadas através do smartphone são cada vez mais comuns. Um estudo da plataforma Smart Insights sustenta este facto, referindo que 80% dos utilizadores online utilizam ativamente o seu smartphpne.

Assim, técnicas de SEO orientadas para dispositivos móveis são cada vez mais relevantes.

A Google reforça a importância da adaptabilidade a estes meios, penalizando websites que mostrem erros nas suas versões para dispositivos móveis. Não dispor de um template de website responsivo (adaptável a dispositivos móveis como smartphones e tablets) pode mesmo conduzir ao desaparecimento da sua página nos motores de busca.

Saiba que tais medidas da Google têm fundamento. De acordo com um estudo da MicKinsey & Company, 60% dos utilizadores de smartphone não retomarão a um website se tiverem dificuldade a visualizá-lo no seu dispositivo.

 

Aplique-se na otimização de imagens e vídeos

Vídeos são o conteúdo mais pesquisado na Internet, assim como as imagens. Ambos desempenham um papel importante no ranking da página nos motores de busca.

É fulcral que mantenha todos os seus vídeos otimizados para que possam facilmente ser encontrados. Tenha especial atenção na objetividade e clareza dos títulos e descrições associados.

Características como o tamanho e a resolução da imagem, bem como o uso de keywords adequadas, são fundamentais no posicionamento do seu vídeo.

Vale a pena referir que, em relação ao vídeo, o motor de busca mais utilizado é o YouTube. De forma sumária, juntamos alguns aspetos a ter em atenção para um bom posicionamento neste portal:

  • Title tag (título clicável que surge nos resultados da pesquisa)
  • Keywords e Tags (utilize portais como keywordtool.io/youtube para saber quais os termos mais procurados)
  • Duração do vídeo
  • Número de subscritos depois de visualizar o vídeo
  • Comentários
  • Número de “gostos” e de “não gostos”

 

Atenção às pesquisas por voz

O uso cada vez maior de aplicações como a Siri (da Apple), Cortana (da Microsoft) ou o OK Google (da Google) têm resultado na popularização das pesquisas por voz. Neste formato de busca são colocadas questões verbais ao dispositivo, ao invés da pesquisa por palavras soltas.

De acordo com o portal ComScore, 40% dos adultos utilizam a pesquisa por voz, pelo menos, uma vez por dia.

Recorra a plataformas de apoio como o Schema Structured Data para fazer uso de questões verbais na sua gestão SEO, e garanta que está ao alcance de todos.

 

Faça uso da sua localização

Uma das novas técnicas de SEO é o SEO Local, isto é, capaz de relacionar a localização do seu negócio com a dos utilizadores online.

Esta técnica é particularmente interessante se prestar um serviço local. Por exemplo, se um utilizador pesquisar por “Florista” a partir de determinada cidade, obterá resultados referentes a esta mesma localização.

 

Aposte no Link Building

Link Building é o processo de redirecionar hyperlinks de outros websites para o seu.

Além de permitirem que os utilizadores naveguem de forma mais fluída entre páginas, podem significar que determinada página tem elevada reputação. Caso o link do seu website seja amplamente usado como fonte em outros portais, a probabilidade de surgir nas primeiras páginas do Google é superior.

Link Building é uma técnica determinante na estratégia de SEO e tem grande peso no ranking final do seu website. Opte por criar conteúdo que seja interessante, credível e apelativo à partilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe