Analytics: Afinando a pontaria

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

As soluções do Google Analytics oferecem ferramentas de análise gratuitas para avaliar dados de websites e aplicações, com objetivo de obter informações sobre os clientes.

Através deste recurso, é possível verificar quantas pessoas visitaram o seu site/blog, que artigos leram, de que outros sites foram encaminhados, em que cidade do mundo estão e outras infinitas possibilidades.

 

 

Não é por acaso que este serviço do Google é apontado por 83% dos e-commerces como a ferramenta mais importante para analisar os resultados das redes sociais (E-Commerce Trends, 2017).

No entanto, é preciso salientar que, por falta de conhecimento, na maioria das vezes, não existe uma análise qualificada das métricas obtidas.

Para que esse não seja o seu caso e para que consiga elevar a estratégia de marketing digital da sua empresa a outro nível, juntamos algumas dicas e truques para dominar o Google Analytics:

 

1 – Defina o que vai medir e o porquê

O erro mais cometido ao utilizar o Google Analytics é analisar apenas as “métricas de vaidade”, ou seja, aquelas que se concentram apenas no número de visitas ao site.

A chave para perceber os relatórios desta ferramenta é concentrar-se em 5 dos 10 KPIs (indicadores chave de desempenho) que sejam importantes para alcançar os objetivos do seu site ou do seu negócio. Não perca tempo a analisar dados irrelevantes.

 

2 – Meça conversões com objetivos

Para dominar esta ferramenta do Google, precisa de definir metas. Assim como o seu website precisa de ter objetivos de negócios, a sua conta do Analytics deve ser configurada para avaliar as conversões através dessas metas.

As conversões irão confirmar que está no caminho certo para alcançar os objetivos do seu negócio. A sua taxa de conversão é o KPI mais importante, independentemente do objetivo do seu site.

 

3 – Configure corretamente o Google Analytics

Depois de começar a utilizar a ferramenta, é necessário garantir que a sua conta está configurada para avaliar os aspetos mais importantes para a sua empresa. Não apenas para garantir a precisão dos seus dados, mas também para ter acesso a instrumentos adicionais para melhor analisar o seu tráfego.

Esta checklist de configuração do analytics, proposta pelo blog da Intechnic (uma agência de marketing digital americana), vai ajudá-lo:

  • Configurar e acompanhar eventos
  • Acompanhar campanhas
  • Configurar para e-commerce
  • Ativar relatórios de informações demográficas e interesses
  • Acompanhar palavras-chave e velocidade do site
  • Se utiliza o Google AdWords, adicione a conta ao Analytics
  • Se utiliza o Google AdSense, adicione a conta ao Analytics

 

4 – Crie painéis e relatórios personalizados

O Google Analytics permite que crie painéis personalizados para aceder rapidamente aos dados mais valiosos.

Deve passar algum tempo a criar um painel ou dois que se concentrem exclusivamente nos KPIs pertinentes aos objetivos do seu negócio.

Pode criar vários painéis, no entanto foque-se apenas no que é importante: cinco de entre as dez métricas que identificou.

Também permite criar relatórios personalizados e especificamente pensados para as suas necessidades.

 

5 – Reveja os relatórios regularmente

Os seus relatórios personalizados são inúteis se não os rever regularmente. Faça uma revisão semanal aos seus principais KPIs e uma revisão completa dos seus relatórios pelo menos uma vez por mês.

Além disso, reveja o desempenho do seu site após as principais atualizações para verificar se o desempenho não foi afetado negativamente ou se, pelo contrário, melhorou.

 

6 – Compare com desempenhos anteriores

Os relatórios exibem, por defeito, os resultados dos últimos 30 dias, mas pode selecionar qualquer período. Também pode usar a caixa de seleção "Comparar com", que permite comparar os seus resultados atuais com qualquer período no passado.

Ao rever os relatórios, é importante compará-los com dados anteriores. Os KPIs não revelam muito sem comparar os resultados atuais com valores anteriores.

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
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