Como integrar marketing, conteúdo, tecnologia e design

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

No mundo moderno e tecnológico em que vivemos, o design e a funcionalidade dos meios digitais são cruciais para manter os clientes envolvidos. Em particular, refiro-me aos websites, conteúdo das redes sociais e estratégia de marketing.

 

 

Um excelente produto ou um “post” cuidado no blog não têm utilidade se o site da empresa não é de fácil navegação ou não tem um design apelativo.

Por isso, é fundamental que quem desenvolve o website esteja aliado com os profissionais de marketing no sentido de acompanhar as últimas tendências e expectativas dos consumidores.

Marketing, identidade de marca, design, conteúdo e tecnologia são essenciais para construir e manter a presença digital. Mas o impacto aumenta quando cada elemento é executado sob um foco estratégico unificado.

É necessário garantir que todas as plataformas sejam integradas de forma a maximizar a eficácia do negócio.

Integrar significa alinhar todas as áreas da empresa: vendas, marketing e serviços de suporte. Permitindo, assim, reunir informação valiosa sobre o seu consumidor e proporcionar-lhe uma experiência de compra adequada.

Um estudo divulgado pela consultora americana McKinsey demonstrou que 86% dos compradores estão dispostos a pagar mais por uma experiência de compra melhor.

Mas que tipo de estratégias pode utilizar para melhor integrar todos estes elementos?

Deixo-lhe alguns exemplos:

 

1 – Invista em Marketing de Conteúdo

Esta estratégia está a revolucionar a forma como as empresas comunicam e divulgam os seus produtos e serviços.

Vai contra o formato tradicional de marketing, de acordo com a qual os clientes são interrompidos com publicidades intrusivas e que, na maioria das vezes, não os ajudam a resolver problemas.

Consiste na criação e distribuição de conteúdo relevante, com o objetivo de atrair, converter, envolver e manter um forte relacionamento entre empresa e cliente.

De acordo com o estudo Content Trends 2017, 71% das empresas já adotam estratégias de marketing de conteúdo.

 

2 – Utilizar o vídeo no design dos websites

O vídeo é utilizado no design e desenvolvimento de sites há já vários anos. Contudo, atualmente, tem vindo a ter mais peso no mundo online.

Por quê? Por causa da narrativa, da necessidade de contar histórias.

O seu site tem 10 segundos para atrair a atenção de um visitante e envolvê-lo no conteúdo que apresenta. O vídeo ajuda a contar a sua história de maneira emocional e envolvente.

Além disso, e de acordo com Mike Lieberman (contribuidor na Forbes), 65% das pessoas são aprendizes visuais: as pessoas querem ver, não ler.

 

3 – Automatizar o marketing

Quando falamos de bases de dados com centenas ou milhares de contactos, torna-se quase impossível comunicar com todos de forma personalizada.

A utilização de plataformas de automação de marketing ajuda a viabilizar este processo, pois permite criar fluxos de comunicação de forma automática.

A comunicação de mensagens segmentadas, enviadas no momento certo, facilita o relacionamento com potenciais clientes.

Nesta metodologia, o foco é atrair o consumidor para que este se interesse por um produto ou serviço da empresa, ao invés de o “bombardear” com mensagens comerciais agressivas.

Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

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