A importância das ferramentas digitais

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

A globalização e a acentuada evolução da Internet revolucionaram os paradigmas de atuação sociais e profissionais na última década.

Quem é que atualmente não usa o computador, o tablet ou o smartphone para enviar um e-mail ou agendar uma reunião? É um processo quase instintivo.

Os dispositivos móveis, com o apoio de programas e aplicações, já se tornaram imprescindíveis a nível pessoal e profissional.

Cativar e interligar pessoas, obter informação instantânea ou comunicar à distância: tudo isto, e muito mais, é possível graças às ferramentas digitais.

O mercado está cada vez mais dinâmico perante a era digital e as empresas deparam-se com um desafio imperativo de incluir novas formas de atuação.

Ferramentas digitais nas empresas: de tendência a sobrevivência

Ao considerar a necessidade de inovação, as empresas estarão a recriar artifícios internos e a identificar oportunidades de sucesso, otimizando os seus recursos. Acompanhar as tendências de mercado irá melhorar a prestação interna, a satisfação do cliente e tornará a empresa significativamente mais competitiva.

Analisando o caso da gigante Google verificamos que, graças às suas ferramentas digitais gratuitas, é possível planear e ajustar as estratégias que o levarão, mais rapidamente, a atingir os objetivos do seu negócio.

O Google Analytics, por exemplo, fornece-lhe toda a informação que necessita sobre os visitantes do site do seu negócio: quem são, como lá chegaram e que artigos preferem.

Já o Keyword Planner, o Google Trends e o Search Controle permitem-lhe verificar a popularidade das palavras-chave que utiliza e otimizar as chamadas keywords. A ferramenta Search Controle acaba por ser a mais a vantajosa, na medida em que lhe apresenta dados reais em vez de estimativas.

Estas, e outras, ferramentas comprovam que transformar digitalmente a sua empresa é atualmente um requisito indispensável na atuação competitiva e no crescimento sustentável do seu negócio.

Transformação digital da empresa
A transformação digital enquanto fator de inovação e crescimento para as empresas

O impacto na comunicação

Qualquer empresa requere níveis de comunicação eficientes para ter sucesso, seja ela interna (entre colaboradores) ou externa (com o público-alvo).

Também nesta área o meio digital é essencial ao permitir que o fluxo de informação circule de forma simples e rápida. Existem inúmeras plataformas, como redes sociais e programas de comunicação instantânea, que garantem a conversação online, entre colaboradores e clientes.

No contacto com o público-alvo, as ferramentas digitais podem funcionar como uma estratégia para se aproximar e fidelizar clientes, estando invariavelmente inerentes no plano de marketing de qualquer negócio.

Esqueça os e-mails e anúncios impessoais – estão tão desatualizados como o fax! Ter uma comunicação totalmente personalizada e direcionada ao cliente tornou-se essencial.

Use e abuse das ferramentas atuais – sites, redes sociais e blogs - para cativar o público-alvo. 70% dos utilizadores preferem saber mais sobre um produto ou serviço através de um artigo, do que de um anúncio banal.

Resultados

As ferramentas digitais determinam o modelo de trabalho de qualquer empresa. Cabe ao gestor tirar o máximo proveito destas com vista a atingir o objetivo do seu negócio.

Os benefícios da era digital são vários. Confira alguns:

  • Otimização de processos e recursos- um colaborador que use as ferramentas adequadas conseguirá melhorar a sua produtividade – será mais organizado e dinâmico e perderá menos tempo na realização de tarefas - e, consecutivamente, a da empresa;
  • Redução significativa dos custos- a maioria das ferramentas digitais são de uso gratuito e, mesmo que requeiram investimento, estão quase sempre associados a mais-valias de curto/longo prazo;
  • Maior satisfação dos clientes- a transformação digital ajuda a criar e a manter uma relação mais fiel com o público-alvo.
Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

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