Como preparar o plano de comunicação da sua empresa

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

Atualmente ter e planear a comunicação corporativa, definir um objetivo e escolher as melhores estratégias para o alcançar, por meio de ferramentas que asseguram a implementação das ações de planeamento e aceleração de resultados é fulcral para qualquer negócio que queira ser bem-sucedido.

Só assim é possível definir as etapas necessárias para obter uma comunicação efetiva com o público-alvo e, consequentemente, atingir os objetivos pretendidos.

O nível de recetividade por parte dos consumidores pode ser previsto ao registar os resultados que advêm do seu plano de comunicação, permitindo que desenvolva ações mais eficazes ao longo do tempo e adquira um know-how de grande valor no mercado.

Em baixo deixo sete etapas para preparar o plano de comunicação da sua empresa:

1 - Analise a sua empresa situacionalmente

A primeira etapa de um plano de comunicação consiste em recolher dados internos e externos sobre a sua empresa, percebendo qual a estratégia de comunicação mais indicada.

“Descreva as mudanças, os problemas e as oportunidades que a sua empresa irá enfrentar durante o período previsto para o plano”, aconselha a autora Barbara Schenck.

Ao analisar a atual e potencial futura situação da sua empresa tenha sempre em conta três aspetos: público-alvo, concorrência e mercado em que a empresa se insere. Para tal, poderá recorrer a diversas ferramentas como por exemplo, fazer uma Análise SWOT.

2 - Trace metas e objetivos

Definir metas e objetivos para o seu negócio torna-se uma tarefa simples se já conhece a sua concorrência e o seu público-alvo.

Para Barbara Schenk, “A sua meta define o que você quer que o seu plano consiga. Os seus objetivos definem como irá alcançar a sua meta”.

Trace metas realistas, mensuráveis e limitadas no tempo. Qualquer outra que não possua estas características, não terá forma de ser avaliada e de se saber se foi, ou não, atingida.

3 - Utilize os meios de comunicação para disseminar a sua mensagem

Seja qual for o objetivo da sua empresa, terá que chegar até ao público-alvo de forma correta e eficaz. O modo mais eficaz de atingir um potencial cliente é estar onde ele está.

Verifique quais são os meios de comunicação que trazem mais retorno ao seu negócio, tendo em conta a atualidade e os recursos financeiros disponíveis.

Opte por:

  • Site institucional
  • Redes sociais
  • Blogs
  • Telemarketing
  • Publicidade (Flyers, outdoors)
  • Relações públicas
  • Eventos promocionais
  • Parcerias

E lembre-se: quanto mais for visto, mais rapidamente o seu negócio poderá crescer.

4 - Apresente a sua posição, marca e estratégia criativa

Conhecendo o público-alvo, os objetivos definidos e o canal de comunicação indicado para cada uma das situações, é necessário pensar na estratégia e na tática capaz de colocar o seu plano de comunicação em prática.

Esta é a altura certa para elaborar e desenvolver uma ideia criativa, capaz de fidelizar os consumidores, aumentar as vendas e elevar a reputação da empresa.

“A sua estratégia criativa consiste na fórmula que adaptará para sustentar a sua marca e a sua posição em todas as suas estratégias de comunicação”, explica Barbara Schenck.

Se o objetivo é que a mensagem seja impressa, qual será a forma mais eficaz? E se tiver que ser difundida através das redes sociais, que publicação terá mais impacto? Se as parcerias forem a melhor opção, qual é a figura pública que mais se identifica com a marca? Ao responder a este tipo de questões verá esta etapa concluída.

5 - Planeie as suas táticas

Agora é a vez de confirmar se as respostas que deu às questões anteriores serão as mais adequadas para disseminar a sua mensagem. Esta é a etapa em que descreve as táticas que irá empregar na implementação das suas estratégias.

Defina os recursos, os meios de execução e os indicadores de resultados através dos quais saberá se o seu plano de comunicação está a ter o desenvolvimento previsto.

6 - Estabeleça o seu orçamento

Que investimento será necessário para pôr em prática o plano de comunicação que idealizou? Para saber se é exequível é necessário confrontar custos/gastos com recursos utilizados.

Descreva ao máximo detalhe os custos envolvidos e esteja preparado para fazer alterações caso necessário.

Se estiver perante um orçamento limitado, atente na lista de prioridades do seu negócio e dê preferência a ações capazes de aumentar a rendibilidade sem elevado risco ou custo associado Isto é, foque-se em otimizar o seu plano.

7 - Pense a longo prazo

À medida que vai colocando o seu plano de comunicação em prática, deve ir avaliando os resultados como forma de saber o grau de sustentabilidade e potencial melhoria do mesmo. Ou seja, poderá ir conhecendo se determinada ação tem resultados positivos duradouros (por exemplo, que não estejam sujeitos à sazonalidade) ou se, por outro lado, não teve o impacto desejado e, como tal, que lição de melhoria pode daqui ser extraída.

Segundo um artigo da RMA Trends, “Todo o bom plano de comunicação tem um cronograma para colocar as estratégias em ação, preferencialmente em cascatas, ou seja, as ações vão se complementando ao longo do ano”.

O desenvolvimento de um plano de comunicação a longo prazo, permite-lhe saber quando e como o aprimorar, corrigindo eventuais situações atempadamente, e conhecer a ação mais indicada após outra (efeito cascata).

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Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

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