Como preparar o plano de comunicação da sua empresa

Por o 27 Fevereiro 2018

Atualmente ter e planear a comunicação corporativa, definir um objetivo e escolher as melhores estratégias para o alcançar, por meio de ferramentas que asseguram a implementação das ações de planeamento e aceleração de resultados é fulcral para qualquer negócio que queira ser bem-sucedido.

Só assim é possível definir as etapas necessárias para obter uma comunicação efetiva com o público-alvo e, consequentemente, atingir os objetivos pretendidos.

O nível de recetividade por parte dos consumidores pode ser previsto ao registar os resultados que advêm do seu plano de comunicação, permitindo que desenvolva ações mais eficazes ao longo do tempo e adquira um know-how de grande valor no mercado.

 

Em baixo deixo sete etapas para preparar o plano de comunicação da sua empresa:

1 – Analise a sua empresa situacionalmente

A primeira etapa de um plano de comunicação consiste em recolher dados internos e externos sobre a sua empresa, percebendo qual a estratégia de comunicação mais indicada.

“Descreva as mudanças, os problemas e as oportunidades que a sua empresa irá enfrentar durante o período previsto para o plano”, aconselha a autora Barbara Schenck.

Ao analisar a atual e potencial futura situação da sua empresa tenha sempre em conta três aspetos: público-alvo, concorrência e mercado em que a empresa se insere. Para tal, poderá recorrer a diversas ferramentas como por exemplo, fazer uma Análise SWOT.

 

2 – Trace metas e objetivos

Definir metas e objetivos para o seu negócio torna-se uma tarefa simples se já conhece a sua concorrência e o seu público-alvo.

Para Barbara Schenk, “A sua meta define o que você quer que o seu plano consiga. Os seus objetivos definem como irá alcançar a sua meta”.

Trace metas realistas, mensuráveis e limitadas no tempo. Qualquer outra que não possua estas características, não terá forma de ser avaliada e de se saber se foi, ou não, atingida.

 

3 – Utilize os meios de comunicação para disseminar a sua mensagem

Seja qual for o objetivo da sua empresa, terá que chegar até ao público-alvo de forma correta e eficaz. O modo mais eficaz de atingir um potencial cliente é estar onde ele está.

Verifique quais são os meios de comunicação que trazem mais retorno ao seu negócio, tendo em conta a atualidade e os recursos financeiros disponíveis.

Opte por:

  • Site institucional
  • Redes sociais
  • Blogs
  • Telemarketing
  • Publicidade (Flyers, outdoors)
  • Relações públicas
  • Eventos promocionais
  • Parcerias

E lembre-se: quanto mais for visto, mais rapidamente o seu negócio poderá crescer.

 

4 – Apresente a sua posição, marca e estratégia criativa

Conhecendo o público-alvo, os objetivos definidos e o canal de comunicação indicado para cada uma das situações, é necessário pensar na estratégia e na tática capaz de colocar o seu plano de comunicação em prática.

Esta é a altura certa para elaborar e desenvolver uma ideia criativa, capaz de fidelizar os consumidores, aumentar as vendas e elevar a reputação da empresa.

“A sua estratégia criativa consiste na fórmula que adaptará para sustentar a sua marca e a sua posição em todas as suas estratégias de comunicação”, explica Barbara Schenck.

Se o objetivo é que a mensagem seja impressa, qual será a forma mais eficaz? E se tiver que ser difundida através das redes sociais, que publicação terá mais impacto? Se as parcerias forem a melhor opção, qual é a figura pública que mais se identifica com a marca? Ao responder a este tipo de questões verá esta etapa concluída.

 

5 – Planeie as suas táticas

Agora é a vez de confirmar se as respostas que deu às questões anteriores serão as mais adequadas para disseminar a sua mensagem. Esta é a etapa em que descreve as táticas que irá empregar na implementação das suas estratégias.

Defina os recursos, os meios de execução e os indicadores de resultados através dos quais saberá se o seu plano de comunicação está a ter o desenvolvimento previsto.

 

6 – Estabeleça o seu orçamento

Que investimento será necessário para pôr em prática o plano de comunicação que idealizou? Para saber se é exequível é necessário confrontar custos/gastos com recursos utilizados.

Descreva ao máximo detalhe os custos envolvidos e esteja preparado para fazer alterações caso necessário.

Se estiver perante um orçamento limitado, atente na lista de prioridades do seu negócio e dê preferência a ações capazes de aumentar a rendibilidade sem elevado risco ou custo associado Isto é, foque-se em otimizar o seu plano.

 

7 – Pense a longo prazo

À medida que vai colocando o seu plano de comunicação em prática, deve ir avaliando os resultados como forma de saber o grau de sustentabilidade e potencial melhoria do mesmo. Ou seja, poderá ir conhecendo se determinada ação tem resultados positivos duradouros (por exemplo, que não estejam sujeitos à sazonalidade) ou se, por outro lado, não teve o impacto desejado e, como tal, que lição de melhoria pode daqui ser extraída.

Segundo um artigo da RMA Trends, “Todo o bom plano de comunicação tem um cronograma para colocar as estratégias em ação, preferencialmente em cascatas, ou seja, as ações vão se complementando ao longo do ano”.

O desenvolvimento de um plano de comunicação a longo prazo, permite-lhe saber quando e como o aprimorar, corrigindo eventuais situações atempadamente, e conhecer a ação mais indicada após outra (efeito cascata).


Ponha o plano em prática!

Uma equipa campeã sabe transformar a teoria em prática, contornando imprevistos e entregando ao cliente a execução perfeita do seu plano de comunicação. Vamos a isso?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Avatar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Avatar

benvindo Desde 10 meses

agradeço actualizações

Resposta
Bruna Ferreira

Bruna Ferreira Desde 10 meses

Olá, Benvindo, obrigada pelo seu comentário. 🙂
Subscreva o Blog de Marketing e Vendas e continue a seguir as nossas novidades.

Resposta
Avatar

Ana Desde 8 meses

Receber novos artigos

Resposta
Bruna Ferreira

Bruna Ferreira Desde 8 meses

Olá, Ana, obrigada pelo seu comentário! 🙂
Pode receber todos os nossos artigos na sua caixa de e-mail – basta que subscreva o nosso Blog (insira o seu endereço no canto superior direito do Blog).

Resposta
Avatar

paulocabila Desde 1 mês

Grato pelas as informações

Resposta

Subscreva o Blog

For security reasons, JavaScript and Cookies must be enable in your browser to subscribe