As redes sociais na relação com o consumidor

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

Mais de um terço da população mundial (2,46 mil milhões) entra, pelo menos uma vez por mês, nas redes sociais. Um estudo da eMarketer aponta para um crescimento significativo em 2021 (3,02 mil milhões). Mesmo não sendo essencial a muitos negócios, todas as grandes empresas e marcas estão bem implementadas nas redes sociais.

Num mundo globalizado e competitivo, conquistar um consumidor é uma das tarefas mais difíceis de um empreendedor. Estudar e entender os padrões de consumo é, por isso, crucial para que a empresa tenha êxito.

Com o fenómeno do mundo virtual, o consumo tornou-se ainda mais rápido e, para se adaptarem, as empresas têm enfrentado o desafio de manterem-se conectadas e participativas.

Uma forte presença nas redes sociais significa estar onde o público-alvo está. Quanto mais for vista, mais rapidamente o negócio poderá crescer.

Estes são os principais motivos que fazem das redes sociais uma ótima forma de promover as vendas de qualquer tipo de empresa.
 

Milhares de milhões de pessoas envolvidas

Muitos clientes significam muitas vendas. As redes sociais são uma das melhores formas de chegar até eles e muitos utilizadores visitam diariamente as páginas que gostam mais.

Além disso, quando o conteúdo publicado nas redes sociais suscita a atenção do utilizador, ele sentirá um impulso para comentá-lo e, melhor ainda, para partilhá-lo com os amigos. Isso cria o chamado buzz e poderá colocar a sua marca “nas bocas do mundo” alavancando, quase gratuitamente, o crescimento da empresa.

 

Facilidade em produzir e divulgar conteúdo

A melhor estratégia para um negócio ser visto passa pela produção regular de conteúdos relevantes e diversificados para as redes sociais.

Uma das redes mais utilizadas, e que melhor funciona na produção de conteúdo informativo, é o Facebook. Através dele pode fazer publicações em vários formatos: imagem, vídeo, texto e animações (gifs).

O ideal é variar o tipo de conteúdos e perceber qual funciona melhor com o seu público-alvo. Lembre-se de ser ativo e de adequar as suas publicações às diferentes redes sociais.

 

Forte interação com o público

As redes sociais são também um poderoso canal de interação, graças à facilidade de contacto entre a empresa e o consumidor. Outra vantagem passa também pela notificação que ambos recebem quando existe uma resposta.

O ambiente descontraído, cheio de pessoas (mesmo virtualmente) estimula os utilizadores a interagirem com as empresas. Podem fazê-lo através de comentários, mensagens privadas ou participações em emissões de vídeo em direto.

 

Vantagem em criar anúncios publicitários

Este é um campo onde os canais de televisão têm vindo a perder para as redes sociais. Várias marcas têm apostado na publicidade nas plataformas online com o objetivo de atingirem um público maior.

Com os desenvolvimentos mais recentes nas publicações patrocinadas, as empresas conseguem mostrar o seu conteúdo ao público-alvo que pretendem atingir, o que aumenta a probabilidade de concretizar vendas.

 

Possibilidade de criar parcerias com digital influencers

A rápida evolução do mundo virtual criou um novo grupo de pessoas que se caracteriza pelo elevado número de seguidores e de likes nas redes sociais. São os chamados digital influencers. Podem ser bloguers, figuras públicas ou simplesmente conhecidos nas plataformas online.

Se pretende apresentar um novo produto da sua marca ou atingir um maior número de clientes pode recorrer a parcerias com os influencers, que melhor se adequam ao seu produto ou serviço. Eles irão promovê-lo junto de milhares (ou milhões) de pessoas, publicando fotos ou vídeos. Isso gerará curiosidade entre os seguidores, que ficarão com vontade de conhecer melhor ou consumir esse produto ou serviço.

Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

Saiba mais