3 Ferramentas para análise de websites

Consultores Cegos

Medir o desempenho de um site, ou analisar a audiência da concorrência, é mais fácil do que se imagina. Existem vários serviços online, que permitem visualizar e analisar as estatísticas de sites. 

Neste artigo pode encontrar 3 ferramentas para o ajudar a controlar a sua comunicação digital, definir o seu calendário ou avaliar a popularidade de um site ou blog.

As estatísticas são indispensáveis para gerir um website

Qualquer responsável por um website, obviamente, irá utilizar informações fornecidas pela ferramenta de referência, Google Analytics ou outros serviços como a AT Internet. Mas esses dados não são públicos e somente os administradores das contas têm acesso a eles.

Os sites de análise listados abaixo, no entanto, fornecem uma ideia da audiência de um site. Dados que permitirão, entre outras coisas:

  • realizar uma análise de conteúdos competitivos;
  • medir a popularidade de um site ou blog;
  • identificar palavras-chave que geram tráfego;
  • preparar ações direcionadas de marketing e comunicação.

Como produzir estatísticas de um website e analisá-las?

Os dados de um site (ranking, tráfego, público) são facilmente analisáveis ​​graças às 3 ferramentas que proponho abaixo. Embora os seus resultados não sejam uma verdade exata, são indicadores muito úteis para os webmarketers.

Para ter uma ideia mais precisa sobre os dados de um site, não hesite em comparar os resultados dessas várias ferramentas. Ou para ir mais longe, opte pelas versões pagas.

SIMILARWEB

Com uma interface simples e fluida, o SIMILARWEB oferece resultados valiosos e gratuitos para a análise de um site. Basta inserir o endereço de Web no campo de pesquisa para obter, entre outras coisas:

  • o ranking mundial, nacional e de categoria do site;
  • o número de visitas, visualizações de páginas por visita, duração média da visita;
  • a origem do tráfego por país, ou por canal (acesso direto, motor de busca, outros sites, redes sociais);
  • as palavras-chave que geraram tráfego (gratuito e pago);
  • os detalhes do tráfego gerado pelas redes sociais (Youtube, Facebook, Twitter, etc.);
  • os interesses dos seus visitantes.

É possível encontrar muitas outras informações, no entanto, vamos salientar a possibilidade de comparar sites semelhantes ao seu (numa janela de análise individual). O SIMILARWEB vai ainda mais longe, ao sugerir sites semelhantes aos que está analisar.

A comparação é, no entanto, limitada a um site na versão gratuita. Este serviço é particularmente útil para estudos competitivos. Uma versão paga também está disponível com recursos avançados de análise, incluindo a comparação simultânea de vários sites.

ALEXA

O ALEXA oferece um serviço semelhante de análise a sites. Provavelmente é o site analítico mais antigo e respeitável. Uma vez mais, basta inserir o endereço de web que deseja analisar no campo de pesquisa.

Outros serviços são oferecidos, como por exemplo, o ranking dos 50 melhores sites visitados em determinado país. Pode também adicionar uma extensão ao seu navegador favorito (o SIMILARWEB também oferece uma extensão para visualização mais fácil e rápida).

SEMRUSH

Mais profissional e mais completo, o SEMRUSH é a referência para muitos webmanagers ansiosos por estudar o tráfego do seu site. Além da informação que possibilita o SIMILARWEB e o ALEXA, o SEMRUSH oferece mais critérios para aprofundar a análise, incluindo a utilização e o desempenho de palavras-chave.

As características do SEMRUSH tornam-no numa ferramenta que vai para além da análise, é possível:

  • medir o posicionamento da concorrência;
  • fazer a monitorização e gestão de SEO (pesquisa orgânica);
  • seguir as palavras-chave (orgânicas e pagas) e custo CPC (custo por clique).

O SEMRUSH realiza uma atualização diária da evolução do tráfego de um site. É possível, por exemplo, fazer uma análise ao longo de um mês ou de 2 anos, com a distinção entre SEO (pesquisa orgânica) e SEA (pesquisa paga).

Outro ponto forte: O SEMRUSH lista palavras-chave de um site e fornece uma estimativa do tráfego previsto para estas palavra-chave (por exemplo, 4% do tráfego total do site).

Ainda mais surpreendente, indica o "custo do tráfego" gerado a partir de SEO (pesquisa orgânica), ou seja, o preço que custaria este tráfego, se tivesse como origem uma campanha de pesquisa paga (Adwords).

Interessante para avaliar o benefício de um bom SEO!


Autor:Philippe Gerard

Escrito por

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