Os 9 elementos do Business Model Canvas

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

Espero que tenha gostado do artigo anterior onde expliquei o que é o Business Model Canvas, para que serve e o que o constitui.

Para que não se esqueça de nada e se mantenha focado, vou voltar a falar de alguns aspetos importantes, nomeadamente, os 9 blocos construtivos do Canvas.

O Canvas é uma ferramenta prática e versátil que nos permitir ver todos os aspetos fundamentais de um modelo de negócios numa única folha.

Quem pode usar o Canvas e qual é o seu objetivo?

É uma ferramenta para visionários“game changers”pessoas que alteram as regras do jogo e que gostam de desafiar os modelos de negócio desatualizados, configurando as empresas do futuro.

Este método é aplicado nas principais organizações (que querem inovar em seu modelo de negócio e se diferenciar-se da concorrência, lançar um produto novo ou entrar em novos mercados, por exemplo) e start-ups(para definição do seu modelo de negócio) em todo o mundo.

Quais são os 9 blocos construtivos do Canvas?

1 - Segmento de Clientes

  • Para quem estamos a criar valor?
  • Quem são os nossos clientes mais importantes?

O componente Segmentos de Clientes define os diferentes grupos de pessoas ou organizações que uma empresa visa alcançar e servir. Normalmente um modelo de negócios poderá ter um ou vários segmentos.

2 - Proposta de Valor

  • Que valor entregamos aos clientes?
  • De entre os problemas dos nossos clientes, qual é o que estamos a ajudar a resolver?
  • Que necessidades dos clientes estamos a satisfaz?
  • Que pacote de produtos e serviços estamos a oferecer a cada segmento de clientes?

A proposta de valor é o motivo pelo qual os clientes vão escolher comprar na nossa empresa e não num concorrente. A proposta de valor deve ser inovadora.

canvas

3 - Canais

  • Através de que canais é que os nossos Segmentos de Clientes querem ser contatados?
  • Como é que estamos contactar agora?
  • Como é que os nossos canais são integrados?
  • Quais são os que funcionam melhor?
  • Quais são os mais eficientes do ponto de vista dos custos?
  • Como é que estamos a integrar com as rotinas dos clientes?

Já sabemos quem é o nosso cliente e qual o valor que estamos a entregar, agora precisamos de saber como fazer. Os canais dizem respeito aos pontos de contacto da organização com os nossos clientes e são compostos basicamente por canais de comunicação, distribuição e venda.

4 - Relação com os Clientes

  • Que tipo de relação é que cada um dos nossos Segmentos de Clientes espera que estabelecemos e mantenhamos com eles?
  • Quais é que nós estabelecemos?
  • São muito onerosas?
  • Como é que se integram com o resto do nosso modelo de negócio?

O relacionamento com clientes descreve o tipo de relação que estabelecemos com cada segmento de cliente. Elas podem ser pessoais (baseada na interação humana), self-service (a empresa fornece todos os meios necessários para que o cliente consiga ajudar-se por conta própria) ou automatizadas (um tipo de self-service com serviços automatizados), por exemplo.

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5 - Fluxo de Rendimento

  • Por que valor estão os nossos clientes realmente dispostos a pagar?
  • Estão a pagar pelo quê agora?
  • Como é que estão a pagar? Como é que prefeririam pagar?
  • Quanto é que cada Fluxo de Rendimento contribui para o rendimento global?

A fonte de receita representa o dinheiro que nossa empresa gera a partir de cada segmento de cliente. Dependendo do nosso modelo de negócios, ele pode ter uma ou mais fontes de receita.

6 - Recursos-Chave

  • De que Recursos-chave é que as nossas Proposta de Valor necessitam?
  • Quais os canais de distribuição?
  • Quais as relações com clientes?
  • Quais os Fluxos de Rendimento?

Os Recursos-Chave são as ações mais importantes que devemos realizar para fazer o nosso modelo de negócios funcionar. Estes recursos podem ser físicos, financeiros, intelectuais ou humanos. Os Recursos-Chave podem ser da empresa ou alugados por esta ou obtidos junto de Parceiros-Chave.

7 - Atividades-Chave

  • Que Atividades-Chave são exigidas pela nossa Proposta de Valor?
  • Quais os Canais de Distribuição?
  • Quais as Relações com os Clientes?
  • Quais os Fluxos de Rendimento?

As Atividades-Chave são necessárias para criar e oferecer uma Proposta de Valor, chegar aos mercados, manter Relações com os Clientes e obter rendimentos.

8 - Parcerias-Chave

  • Quem são os nossos Parceiros-Chave?
  • Quem são os nossos fornecedores-chave?
  • Que recursos-chave estamos a adquirir aos nossos parceiros?
  • Que atividades-chave é que os parceiros levam a cabo?

As parcerias-chave são a rede de fornecedores e parceiros que nos vão ajudar a manter o nosso modelo de negócios em funcionamento. São uma peça fundamental para vários modelos de negócios (especialmente se algum parceiro for responsável por uma atividade-chave) e servem para otimizar processos, reduzir riscos ou adquirir recursos.

9 - Estrutura de Custos

  • Quais são os custos mais importantes inerentes ao nosso modelo de negócios?
  • Que são os recursos-chave mais caros?
  • Quais são as atividades-chave mais caras?

A estrutura de custos deve descrever todos os principais custos envolvidos no modelo de negócio. Os recursos principais, canais, relacionamento com clientes e até as fontes de receita, sejam eles custos fixos ou variáveis.

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Como preencher o Business Model Canvas?

  • A melhor maneira de preencher/construir o Canvas é imprimir o “quadro” e usar post-its e anotações para preencher todos os blocos construtivos;
  • Pode preencher o Canvas em formato digital. Para fazer isso recomendo a ferramenta Canvanizer;
  • O mais importante é que seja fácil modificar e visualizar o conteúdo;
  • Todo o processo de criação do Business Model Canvas é muito mais interessante e criativo se for feito em equipa, desta forma surgem mais ideias e possibilidades para analisar e discutir cada um dos elementos e o resultado final pode ser ainda melhor.
Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

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