Estaremos a comunicar com o nosso público-alvo? Use a análise digital e fique a saber!

Consultores Cegos

 Sabe quem é o seu público-alvo?

Naturalmente e apesar de a Internet ser um “mundo” complexo, deveremos sempre desenhar e pensar os “personas” do nosso negócio / marca para depois construir no online e offline , ou seja, é importante que o potencial cliente se sinta confortável e disponível para efetuar a compra ou o pedido de informação em qualquer ponto de contacto “touch point”, seja digital ou não.
Quando o comunicamos, estaremos mais bem preparados quando sabemos mais sobre os destinatários, desta forma é possível comunicar de forma mais efetiva!
No caso do digital impõe-se a exigência de criar as estratégias e o conteúdo adequados ao nosso público-alvo, mas para isso deveremos fazer algumas perguntas para construir a nossa persona para o Manuel e para a Maria, tais como:

Dados demográficos

  • Qual é a faixa-etária do nosso “persona”?
  • Quais são as habilitações literárias?
  • Qual é o estado civil? (Solteiro, casado, …)
  • Localização e habitação (urbano ou rural)?

Dados Profissionais

  • Qual o perfil profissional?
  • Qual é a profissão atual?

Mobilidade e acessibilidade digital

  •  Número de dispositivos e tipos de dispositivos
  •  Utilização dos meios digitais

Interesses e afinidades

  • Qual ou quais são os desportos mais importantes, para esta pessoa?
  • Gosta de música?

Na Construção de estratégias

  • Será que é adequado a todos os géneros? Masculino, feminino, outro…
  • Qual é a expetativa de vida, face a faixa-etaria?
  • Qual a rede social mais utilizada e face as decisões que toma.?
  • Onde consulta informação para ter mais informação antes da decisão de compra

A importância da Análise para construção e otimização de meios

Poderíamos continuar mas não é este o ponto, mas sim a verificação de que estamos a potenciar novos clientes e a fidelizar os existentes.

Como o poderemos fazer? Usando a análise digital fazendo as perguntas aos dados que retemos sobre as interações em meio digital e que temos e quais os nossos “touch points”. Deveremos também selecionar uma amostra de clientes e promover perguntas tais como os pontos fortes e pontos fracos que carecem de melhoria.

(nota: mais vale poucas perguntas e boas para obter mais respostas e não precisamos de endereçar ao mundo inteiro.)

As perguntas bem formuladas e com várias opções de respostas vão-nos dar informação para alinharmos as estratégias para que a marca / empresa / instituição tenha um efeito positivo junto do consumidor com as alterações produzidas.

Deveremos combinar estes dados dos relatórios demográficos e de interesses, usando por exemplo o Google Analytics (disponível no Google Analytics - usando a versão Universal Analytics).

interesses[1]

Referências:

Usability.gov

Google Analytics - Relatórios de interesses e dados demográficos

Webinknow  - David Meerman Scott

Adaptado de: Blogue - IT Tech BuZ: Sabes quem é o teu público-alvo? Usa a analítica digital e ficas a saber !

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