Introdução à Performance Digital

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

Introdução à Performance Digital, por onde começar?

As organizações precisam de otimizar de forma constante e continua a sua presença nos meios digitais, dado que hoje em dia é um dos meios mais utilizados pelos seus clientes e potenciais clientes.

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Presença online

Os números desta presença online são esmagadores:

  • A nível mundial 3 Mil Milhões de utilizadores de Internet em 2015 (a)
  • No 1º trimestre de 2015 mais de mil milhões de utilizadores estavam ativos no Facebook (b)

Os números das outras redes sociais são “enormes”, por outro lado a democratização do acesso à Internet, por parte do consumidor tornou-se numa mais valia para os estabelecimentos comerciais, como restaurantes e cafés que fornecem acesso wifi  ( ligação de rede sem fios), os smarthphones começam a ter preços mais competitivos em Portugal e pelo mundo fora também.

As grandes empresas do setor como Facebook e Google pretendem cada vez mais que os seus utilizadores tenham sempre Internet para alimentarem e alargarem a sua rede de consumidores/utilizadores e desta forma poderão vender mais anúncios, e por outro lado os potenciais utilizadores terão acesso a uma internet que de outra forma seria incomportável e ficariam excluídos.

A Necessidade de medir em contexto

Agora o que se impõe às organizações, depois de estarem numa fase de curiosidade e criação de presença online, passa por uma seleção dos canais digitais onde serão mais ativos. Chegamos a um patamar onde é necessário não isolar em ilhas de conhecimento os canais digitais, como por exemplo: Website e o Facebook mas deve-se começar pela inventariação de canais, para chegarmos a dimensão do nosso ecossistema digital.

A necessidade crescente de gerir campanhas de marketing, gerir lojas online e outros tipos de solução, como geração de “Leads”, assim como de informação e suporte a uma comunidade de cidadãos e clientes. Para tirar partido do digital é necessário medir para que possamos tirar conclusões e evoluir na nossa qualidade e resposta ao nosso cliente, assim como aos gestores que regra geral apreciação a informação contextualizada, para que possam decidir de uma forma informada.

Em resumo, a performance no digital é essencial para trabalhar de forma a entrar num processo de melhoria continua que permita maximizar o retorno e diminuir os custos.

Fontes:

(a) http://www.internetsociety.org/sites/default/files/IS_ExSummary_30may.pdf

(b) http://www.statista.com/statistics/264810/number-of-monthly-active-facebook-users-worldwide/

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
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