SEO: Black hat vs White hat

Por o 19 Novembro 2015

As técnicas de SEO permitem a otimização de uma página ou de um site de forma a serem melhor compreendidos pelos motores de busca, mas existe um lado negro onde são utilizadas formas de ludibriar o seu algoritmo…
Deixo-vos aqui uma pequena descrição de técnicas a utilizar e a evitar de forma a que o seu site não seja penalizado pelos motores de busca.

Os motores de busca, nomeadamente o Google, têm atualizado constantemente o seu algoritmo de pesquisa de forma a encontrar e punir (severamente), todas as tentativas de utilização de técnicas de Black hat SEO.

Pelo contrário, a utilização de técnicas claras de otimização (White hat SEO), é basicamente, seguir as recomendações dos motores de busca e cumprir todas as normas para que a página alcance um bom PageRank e apareça nos primeiros lugares de uma pagina de resultados de pesquisa (SERP).

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Deixo-vos aqui um pequeno resumo de técnicas Black hat e também algumas das melhores práticas (White hat) de forma a que o vosso site seja bem compreendido pelo Google.

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Black hat SEO

Keyword Stuffing

Esta técnica trata-se do uso excessivo de palavras chave (keywords) no conteúdo de uma página.

Cloaking

O cloaking é a técnica de apresentação de diferentes páginas do mesmo URL a visitantes específicos. O visitante da página é identificado como sendo ou um motor de busca ou um acesso direto.

Se, se tratar de um motor de busca, a pagina apresentada é super otimizada para ser bem classificada. Se o visitante não for um motor de busca, a página apresentada é a página comum, mais amigável e sem a super otimização.

Link farming

É a criação de vários domínios com links para o site principal, para isso todos esses domínios devem ser otimizados com as palavras chave necessárias ao site principal.

Texto escondido

O texto escondido, trata-se de utilização de palavras chave com alta densidade de modo a que o utilizador não as veja, mas que sejam encontradas pelos motores de busca.

Pode ser feito através de sobreposição de camadas ou simplesmente pela utilização da cor da fonte igual à cor do fundo.

Links escondidos

As técnicas de esconder links são basicamente iguais às de esconder as palavras chave.

Spam em blogs e fóruns

Trata-se de inundar blogs e fóruns com comentários que contenham links para o seu site.

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White hat SEO

Palavras chave (Keywords)

É da maior importância a escolha das palavras chave e densidade das mesmas numa página de um site.

Estas devem estar presentes em:

  • Conteúdo;
  • Url;
  • Título;
  • Descrição Meta.

Temos de ter em atenção a utilização excessiva das mesmas para não cair em Keyword Stuffing, e a canibalização destas entre as várias páginas do mesmo site.

Conteúdo

O conteúdo da página ou de um site deve ser claro e de qualidade para o utilizador. É muito importante que esteja organizado de uma forma limpa e que permita uma boa leitura.

O conteúdo não deve ser demasiado extenso e deve ter um copyrigth para web.

Link building

A estratégia de link building é muito importante e ao mesmo tempo muito difícil de ser bem implementada.

Trata-se de obter links noutros sites dirigidos ao nosso. Esses sites deverão ter um conteúdo relacionado ao da página de destino para que sejam melhor classificados pelo motor de busca.

Penalizações do Google

É muito importante que no trabalho de otimização estejam conscientes que se forem considerados Black hat SEO, as penalizações podem ser as seguintes:

  • Redução no page Rank;
  • Redução de posições no resultado de pesquisa;
  • Desindexação de algumas páginas;
  • Desindexação total do domínio.

Se necessitarem de alguma informação acerca deste assunto, deixem um comentário.

Para saber mais sobre este tema, recomendamos a formação CEGOC SEO e Google Ads

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hmartins

hmartins Desde 5 anos

Mto interessante. Parabéns pela clareza e simplicidade com que está exposto, já que se trata de métodos e conteúdos no domínio do “esoterismo digital” para os comuns mortais, ainda que atentos ao tema … 🙂

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