O que é a Comunicação Digital?

Consultores Cegos

DIGITAL. Atrás deste neologismo penetrante esconde-se a digitalização dos meios de informação. No entanto, o essencial provavelmente não está lá ... mas sim na mudança de paradigma que essa desmaterialização implica. Foco na comunicação digital.

O que é a comunicação digital?

A comunicação digital é, em primeiro lugar, a digitalização dos meios de informação. Mas paralelamente, deve ser considerada e integrada na comunicação corporativa como um ecossistema completo, um ambiente que engloba e atua nas três dimensões do Digital.

Do meu ponto de vista, a comunicação digital define, num ecossistema digital, a estratégia e as ações de comunicação a serem realizadas na web, redes sociais e dispositivos móveis.

No passado, as informações desmaterializadas eram unicamente disponíveis em sites corporativos; as empresas só precisavam de o tornar vivo e interativo através dos media; em seguida, para facilitar o acesso, para "humanizá-lo" de uma forma, tornando-o disponível, em objetos que se tornaram familiares e ergonômicos face a sua função "tátil": tablets e smartphones dão sentido ao termo e uso digital.

A comunicação corporativa foi, portanto, primeiramente disponibilizada na web, depois nos meios de imprensa e, finalmente, nos dispositivos móveis. Embora muitas empresas ainda estejam na primeira era da comunicação digital, o ideal é investir nos outros dois campos do digital.

Os terminais de comunicação tornaram-se écrans... Pequenos, médios e grandes. De smartphones a TVs, PCs, phablets e tablets de todos os tamanhos. E esses ecrãs tornaram-se táteis.

A acumulação sucessiva de tecnologias e usos (Web> Social Media> Mobile) foi substituída por uma visão globalizada, associada a uma dimensão estratégica, que posiciona as agências e os serviços de comunicação digital nas empresas, utilizando ferramentas que condicionaram as suas ações até então.

Qual a definição então para a comunicação digital?

A comunicação digital define, num ecossistema digital, a estratégia e as ações de comunicação a serem realizadas na web, redes sociais e terminais móveis.

E para si, qual é a sua definição de comunicação digital?

Escrito por

Consultores Cegos

Saiba mais
newsletter image

Receba as nossas newsletters

Fique a par de todas as novidades que temos para si!

Subscreva aqui!