Dicas para utilizar o LinkedIn de forma eficaz

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

Partilhamos um conjunto de dicas para usar o LinkedIn corretamente.

No artigo anterior: 10 dicas para utilizar o LinkedIn de forma eficaz partilhámos um conjunto de boas práticas para tirar o máximo proveito da rede profissional por excelência.

Acompanhe mais algumas dicas que lhe permitem potenciar a sua presença online, utilizando corretamente o LinkedIn.

 

Dicas para usar o LinkedIn corretamente:

Pertença a grupos e comunidades

Construa e aumente a sua rede de contactos e de interesses, permita-se a ver e a ser visto. Grupos de interesse nesta rede social permitem o contacto junto de outros profissionais e posicionar-se como um opinion leader, expertise ou profissional competente com conhecimento junto da sua área de atuação.

 

Socialize e agradeça 

O LinkedIn, apesar de ter uma função profissional é uma rede social e, como o nome indica, numa rede social devemos de socializar. É esse o seu propósito, aproximar pessoas, fazê-las interagir. Como tal, sempre que alguém lhe envia um pedido de conexão, caso o aceite, agradeça o mesmo, coloque os seus contactos à disposição e mostre abertura e disponibilidade para ajudar se for necessário. Este tipo de atitude é bem visto por terceiros e reveladora dos seus traços de personalidade. Mostra-o como empático, disponível, prolífero, tudo qualidades apreciadas por outros profissionais e por recrutadores.

Compartilhe atualizações

Mostre e publique links ou artigos da sua área de interesse, partilhe projetos nos quais esteve envolvido e que se revelaram um sucesso – isto aumenta a sua experiência no setor e competência profissional – e mostra que utiliza a rede social com regularidade, de forma ativa, sem ser apenas num registo de ver o que lhe interessa, retirando daí proveito.

 

Encontre emprego e novos projetos através do LinkedIn

Há cada vez mais empresas que utilizam esta rede para recrutar, colocando os seus anúncios de trabalho na rede e vendo profissionais e as suas respetivas competências online sem nunca chegar a publicar o anúncio de emprego nos formatos mais tradicionais, como jornais ou utilizando uma empresa de recrutamento. Também há cada vez mais headhunters que utilizam esta rede para contactar potenciais candidatos, analisar o seu perfil e auferir se os mesmos possuem as competências que determinado cliente deseja antes de o recomendar para uma entrevista, fazendo uma triagem inicial e respetiva seleção. O mercado de recrutamento é tão forte no LinkedIn, permitindo aos recrutadores uma ideia muito clara do percurso e experiência do candidato antes de o chamar para uma entrevista, que será cada vez mais a forma de atuação e de recrutamento por parte de empresas e recrutadores.

 

Aumente as suas conexões, mas seja seletivo 

Ou seja, como em todas as outras redes sociais, o aumento da nossa rede de contactos é importante e no LinkedIn não é exceção, no entanto, na hora de adicionar alguém seja seletivo ao ponto de verificar se essa pessoa é da sua área profissional, setor de interesse e se o acréscimo à sua rede poderá ser benéfico para ambos. O Linkedin visa aumentar os seus contactos profissionais, não é uma rede de amizade ou de relacionamentos. Tem um objetivo e propósito concreto e definido, pelo que mesmo que alguém tenha gostado muito da sua fotografia de perfil ou percurso profissional, reflita durante alguns momentos sobre quem é essa pessoa. Conhece-a? O nome é-lhe familiar? Tem contactos em comum com ela mesmo ainda não a tendo na sua rede? Tem um cargo ou posto que lhe desperta interesse? Se respondeu afirmativamente a estas questões poderá considerar adicionar, mas evite contactos pouco credíveis, pessoas sem conexões em comum que desconhece por completo e sobre as quais, mesmo realizando pesquisa, pouco consegue saber. Se não consegue obter informação sobre as mesmas, não aportam interesse à sua rede, por isso seja seletivo e faça uma triagem adequada, tal como um recrutador. Lembre-se, a seguir a si é à sua rede de contactos que outros profissionais ou recrutadores vão ver, por isso, pense nos seus contactos também como um cartão de visita – tal como faz para si próprio.

 

Esperamos que possa capitalizar a sua presença no LinkedIn, com estas boas práticas. Deixe-nos a sua opinião nos comentários.

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
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