Era digital: está a aproveitá-la?

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

A transformação digital dos últimos anos veio alterar profundamente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Atualmente é quase impossível ter um emprego que não recorra a métodos e ferramentas digitais, o que significa que é imprescindível acompanhar estas mudanças e estar aberto a novas aprendizagens neste contexto. Mas estaremos a tirar o máximo partido da tecnologia?

 

 

As organizações têm vindo a enfrentar grandes desafios devido à transformação tecnológica, nomeadamente no que diz respeito a processos e recursos humanos, e ficar para trás não é opção quando o objetivo é o sucesso (individual e do negócio).

A entrada da tecnologia no mundo organizacional obrigou as empresas a repensar o seu funcionamento, não apenas interno, mas também externo, de forma a antecipar-se à concorrência e, claro, a satisfazer os clientes, estando mais próximas deles e das suas necessidades. Paralelamente, os avanços tecnológicos vieram mesmo mudar os negócios.

 

E no seu caso, está a tirar o máximo partido da tecnologia?

Como tudo, tem o seu lado bom e mau. Mas neste artigo focamos os aspetos positivos da tecnologia e que recomendamos que potencie no seu dia a dia profissional:

  • Globalização

A tecnologia veio eliminar fronteiras e mostrar que estar em lados opostos do mundo não é um problema quando queremos comunicar. Os seus colegas, parceiros e clientes estão à distância, como se costuma dizer, de um “clique”, e a internacionalização de negócios é hoje muito mais acessível e frequente.

  • Oferta online

A internet é a maior fonte de informação dos consumidores. Hoje em dia já ninguém quer esperar até chegar à loja para encontrar produtos de que necessite, ou telefonar e mandar emails para saber se uma empresa tem o que procura. Seja claro no mundo virtual e vá direto ao assunto – enumere os seus serviços, exponha os seus produtos e, se aplicável, não tenha medo de indicar preços, pois essa transparência faz a diferença na perceção do consumidor e na memória com que ele vai ficar de si e do seu negócio.

 

  • Automatização

 Ainda que por vezes possa parecer uma quantia avultada, é importante que invista em programas e ferramentas que lhe permitam automatizar processos: plataformas de contactos, programas de análise e reporting, armazenamento, entre outros. Desta forma vai libertar as pessoas para trabalharem naquilo em que não podem ser substituídas, como o contacto com clientes e parceiros.

 

  • Flexibilidade

A tecnologia traz consigo a portabilidade, ou seja, muitas das nossas ferramentas de trabalho são portáteis – PC, internet, telemóvel… se na sua área de negócio é o caso, certamente já sentiu que a fronteira entre a vida pessoal e profissional é ténue. Emails, chamadas e mensagens entram a qualquer hora do dia, e a certo ponto já não sabe bem se tem ou não um horário de trabalho. Por isso, tente também dar atenção ao lado positivo: aproveite a portabilidade para gerir o seu trabalho de forma personalizada e ao mesmo tempo dedicar tempo à sua vida pessoal.

  • Informação

Hoje é mais fácil que nunca estar informado e aprender coisas novas. A internet é uma fonte inesgotável de conhecimento, por isso aproveite para, diariamente, por a leitura em dia e aprender algo novo. Notícias, tutoriais, artigos de opinião e trabalhos científicos são alguns exemplos de fontes que podem acrescentar valor ao seu know how.

 

E se estas transformações lhe despertam interesse e curiosidade, fique a par do que pode encontrar no Business Transformation Summit 2017 da CEGOC.

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
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