Transformação digital como fator de crescimento e inovação empresarial

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

A Transformação Digital não é uma tendência a que as empresas podem ou não aderir. É uma realidade absolutamente incontornável e que importa compreender urgentemente para dotar as organizações do mindset, know-how e ferramentas necessárias para adaptarem definitivamente o seu modus operandi à era digital e explorarem as oportunidades de negócio que daí advêm.

 

 

Segundo a IDC (International Data Corporation), cerca de 80% das organizações veem a transformação digital como uma prioridade. O mesmo organismo aponta que 60% das empresas têm como objetivo nomear um colaborador responsável pela transformação digital da organização. A digitalização está cada vez mais presente no dia a dia dos CEO, mas, na realidade, todo o processo de transformação digital está rodeado de diversos desafios que dificultam a sua materialização.

 

Desafios das empresas num processo de transformação digital

Segundo o estudo “Aligning the organization for its digital future”, desenvolvido em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), os principais desafios que as empresas enfrentam num processo de transformação digital são:

  • Integrar a estratégia digital na estratégia geral da empresa

O primeiro grande desafio nas grandes empresas é integrar as estratégias digitais na estratégia principal da empresa. Empresas com um menor grau de maturidade digital ainda tratam das suas iniciativas digitais como sendo objetivos secundários e separados do core-business. Será que a sua empresa está a fazer esta integração de forma eficaz?

  • Criar uma cultura digital orgânica

Para uma empresa adotar os valores da transformação digital são necessárias mudanças significativas no comportamento corporativo. Um caminho para essa criação passa por haver um investimento contínuo em inovação, nomeadamente em programas de inovação contínuos, efetivos e que provoquem uma mudança de mindset. É importante que os projetos ou tarefas de transformação combinem lideranças de diversas áreas, de modo a permitir que haja um engagement a favor de um objetivo único com foco no resultado final. Esta é uma boa forma de evitar armadilhas e de ver a transformação esbarrar na morosidade e complexidade “política” das hierarquias corporativas.

  • Compromisso dos executivos de topo

A transformação das empresas deve ser iniciada pelos executivos de topo, através do compromisso para com o desenvolvimento da cultura e valores digitais da empresa, criando mecanismos para que toda a estrutura hierárquica possa reter e transformar talentos. Um exemplo prático passa por desenvolver KPI’s (Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de performance) associado à mudança da estratégica digital.

  • Investir em talentos internos e planear o desenvolvimento de capacidades e competências pessoais

É importante haver uma preocupação em identificar as futuras necessidades e competências dentro da organização, assim como em acompanhar metodologias de desenvolvimento e de planeamento para que estas skills sejam reforçadas e disponibilizadas quando necessário. As empresas que conseguem antecipar necessidades sobre a procura em determinadas capacidades e competências tendem a conseguir aumentar a taxa de retenção dos seus talentos e ter maior sucesso no seu negócio

  • A importância das softskills

As empresas não devem apenas preocupar-se exclusivamente com a qualificação voltada para o domínio de todas as novas tecnologias – IoT, Big Data, Predictive Analysis, Cloud, entre outras – deve ter também em conta softskills como capacidade de gestão, pensamento inovador, orientação à mudança, capacidade de (re)adaptação, liderança e colaboração. A pesquisa permite também observar que, para implementar uma eficaz estratégia de transformação digital, é importante que a cultura, pessoas, processos, estruturas e atividades estejam alinhadas com uma única estratégia que une o core-business da empresa com os elementos “tradicionais” e digitais em todas as suas dimensões.  Só assim é possível responder eficazmente aos desafios da transformação digital de forma coesa e rápida de forma a dotar a empresa dos requisitos necessários para acelerar o seu processo de maturidade digital.

 

A maioria das empresas já deu os primeiros passos para este processo, porém, ainda há desafios a contornar que são transversais a quase todos os setores de atividade. Será que a sua empresa está no caminho certo?

 


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Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
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