Marketing de Conteúdo

Catarina CorreiaHead of Marketing & Communication na CEGOC

Conteúdos relevantes e preciosos fazem a diferença entre o marketing de conteúdo e qualquer outra forma de promoção. A mais valia deste tipo de marketing assenta no facto de acrescentar algo novo ao que os potenciais consumidores já sabem...

 

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O que é o Marketing de Conteúdo?

O Instituto de Marketing de Conteúdo define-o como «uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdos valiosos, relevantes e consistentes para atrair e reter uma audiência bem definida – com o objetivo de conduzir a uma ação rentável por parte do cliente».

Significa isto que, em vez de se focar no marketing dos seus produtos e/ou serviços, deve antes debruçar-se sobre informações relevantes que sejam úteis aos seus (potenciais) clientes – eles têm que sentir que você, enquanto “negócio”, pretende realmente que eles estejam informados.

A essência desta estratégia de conteúdo é acreditar que, ao fornecermos informação pertinente de forma constante aos consumidores, eles vão reconhecê-lo posteriormente através do processo de compra e fidelização.

 

“Conteúdos valiosos e relevantes”

Os termos “valioso” e “relevante” não são meramente decorativos – são eles que fazem a diferença entre o marketing de conteúdo e qualquer outra forma de promoção. Atualmente, as empresas e marcas inundam os clientes com informações a toda a hora, mas a maioria acaba por ser considerada spam.

Ainda que a distinção entre o relevante e o dispensável seja uma leitura pessoal de cada consumidor, cabe às empresas decidir que tipo de conteúdos querem que o seu subscritor e/ou cliente receba.

 

O segredo do Marketing de Conteúdo está no valor acrescentado.

A mais valia deste tipo de marketing assenta no facto de acrescentar algo novo ao que os potenciais consumidores já sabem, particularmente no que diz respeito a conhecimentos especializados.

Por exemplo: se for um agente imobiliário, é bastante provável que o subscritor da sua newsletter tenha mais interesse num título como “5 aspetos a ter em conta ao comprar uma casa” do que num email de cariz comercial com a sua carteira de ofertas. Enquanto está a munir o seu potencial cliente de informação de qualidade, está também a afirmar credibilidade da sua parte e a demonstrar-lhe que pretende que ele saiba o que escolher e porquê. Está a dar-lhe conhecimento valioso para a decisão que ele tem que tomar. E esse poderá ser o início de uma relação de confiança e lealdade entre ambos – e, claro, de uma ação com fim rentável para si.

 

Escrito por

Catarina Correia

Com mais de 16 anos de experiência na área de Marketing e Comunicação, sou uma entusiasta do marketing digital, com uma paixão especial por geração de leads e análise de resultados.

Atualmente, como Head of Marketing & Communication na Cegoc, dedico-me a criar estratégias que não só elevam a marca, mas também enriquecem as experiências de aprendizagem.

No centro do meu trabalho está a vontade de conectar, educar e inspirar através de estratégias de marketing bem pensadas e comunicação autêntica. Acredito firmemente que um marketing eficaz pode, e deve, servir como um catalisador para a aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e profissional. Em cada projeto que abraço, procuro inovar e trazer novas perspetivas que possam não apenas atingir os objetivos de marketing, mas também enriquecer o setor de L&D com insights frescos e relevantes.

Este é o desafio que me mantém motivada e em constante busca por novas aprendizagens e melhores práticas na interseção entre Marketing, Comunicação e Formação.

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