Cinco tendências de Social Media que vão dominar em 2017

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

A indústria de Social Media é uma das que mais rapidamente evoluem. Por vezes é uma tecnologia de ponta que dita uma nova tendência, outras vezes são tecnologias mais antigas (como a realidade virtual) a ganhar popularidade. Seja como for, as tendências de Social Media têm sempre um impacto enorme e em 2017 não será diferente.

 

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As cinco grandes tendências de Social Media em 2017

1.Chatbots

Plataformas como o Facebook Messenger utilizam chatbots (programa de computador que simula a conversação humana através de inteligência artificial) para comunicar com clientes, responder a FAQ’s ou fornecer informação sobre um produto ou serviço específico. Estes chatbots podem aumentar a comunicação com os clientes e reduzir tempos de resposta e até potenciar o surgimento de novos conceitos como “conversational commerce”. Vai passar a ser cada vez mais comum e sem dúvida será uma tendência para 2017.

 

2. Diminuição do reach orgânico

Alcançar os utilizadores da forma clássica – i.e. construir uma audiência e partilhar atualizações – simplesmente não é suficiente. Os algoritmos estão cada vez mais a limitar a percentagem de audiência que vê os conteúdos das marcas. Como é que os negócios podem ultrapassar esta barreira? Investimento em publicidade, promovendo os seus próprios posts. Esta tipologia de publicidade é altamente inteligente porque é altamente segmentada e é fácil de perceber o retorno em termos de visualizações, cliques e até de compras.

 

3. Os colaboradores serão amplificadores das mensagens das marcas

Para empresas que pretendam expandir o seu alcance e o impacto do seu alcance em Social Media sem gastar um cêntimo, o “employee advocacy” tem vindo a ser cada vez mais uma opção poderosa. Encorajar e incentivar os membros das equipas a partilharem mensagens corporativas nas suas próprias contas no Social Media será uma tendência crescente em 2017. Mesmo em empresas de menor dimensão, é uma excelente forma de obter novos seguidores ou fãs. É também uma forma inteligente e barata de fintar os algoritmos mencionados anteriormente.

 

4. O gap de competências em Social Media vai aumentar

Cada vez mais empresas utilizam o social media para marketing, customer service e vendas. Mas, curiosamente, fornecer formação e recursos necessários aos colaboradores tem vindo a ser amplamente ignorado pelas empresas. Segundo um estudo recente da Capgemini, 9 em cada 10 empresas referem que os seus colaboradores não têm as competências necessárias para utilizar o social media como uma ferramenta de negócio. Ter perfil no Facebook e utilizá-lo a nível pessoal não significa saber usar as ferramentas de Social Media.

 

5. Realidade Aumentada

Tal como o live vídeo, a realidade aumentada será uma das grandes oportunidades para as marcas se ligarem com as suas audiências ao criarem experiências diferentes (e não apenas conteúdos informativos) no Social Media. Mais de 75% dos millenials estão interessados em realidade virtual e 2017 pode ser o ano em que esta tecnologia vai ter o seu apogeu.

 

Estas são algumas das tendências que vão marcar a área de Social Media. Este será um tema que iremos acompanhar ao longo do ano.


Se quiser saber mais sobre a área de Social Media, consulte a área de Estratégia Digital no nosso site.

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
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