5 passos para melhorar as suas Vendas neste novo ano

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

Qualquer equipa de vendas – e, claro, cada vendedor – tem sempre em mente o mesmo objetivo quando muda de ano: superar o anterior. Por vezes chegamos a pensar que é impossível, porque todos os dias damos o nosso melhor e parece uma miragem conseguir ainda mais. Mas, no fundo, sabemos que em vendas não há impossíveis – ou não estaríamos aqui, não é?

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A boa notícia é que é precisamente partindo do passado que construímos o futuro. Deixamos-lhe 5 dicas para que 2017 seja um ano de sucesso em vendas:

 

1. Faça uma análise ao ano anterior

Já ouviu dizer que, por vezes, é preciso dar um passo atrás antes de dar dois para a frente? Também ao planear o novo ano de vendas deve fazê-lo: olhe para o relatório de 2016, veja cuidadosamente cada ação e respetivo resultado, perceba o que funcionou bem e o que correu mal. A partir daí, será mais fácil – e eficaz – identificar os sucessos a potenciar e os insucessos a reinventar.

 

2. Trace os objetivos a atingir

Mas seja realista. Por muito otimismo que tenha neste início de ano, não coloque no horizonte metas pouco prováveis de alcançar. Depois de analisar o ano anterior, e tendo em conta a potencialidade dos seus produtos / serviços, defina objetivos para vendas, clientes, margens e mercados.

 

3. Olhe para a concorrência

Seja para reconhecer as boas práticas ou para encontrar algo que está a ser mal feito – e que você, com a sua equipa, pode fazer melhor. Ao analisar os seus concorrentes, procure perceber em que é que competem (direta e indiretamente) e de que forma pode destacar-se.

 

4.Lembre-se de que a internet também vende

Por isso, aposte numa presença forte no digital, seja por canais próprios ou redes sociais. Mantenha os seus clientes e stakeholders a par do que anda a fazer: as gamas de produtos e serviços que oferece, informações relevantes, eventuais atualizações, valorizações... Lembre-se do quão importante é fidelizar os clientes e utilize as plataformas online para que eles sejam os primeiros a conhecer as novidades. Construa uma relação diária para que os seguidores não se esqueçam de que é você que tem a solução que procuram.

 

5. Porque nunca é tarde para aprender… faça aquela formação que há muito queria!

Pode ser um desafio pessoal ou para toda a equipa de vendas: o mundo está sempre a mudar e há novas competências para adquirir. Se há um plano para cumprir, então inicie o ano com motivação extra e escolha a formação que lhe vai dar as skills necessárias para que 2017 seja o melhor ano de vendas de sempre!

 

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Se pretende aconselhamento especializado para si e para a sua equipa,fale connosco! Queremos dar este (grande!) passo consigo.

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
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