5 Dicas para uma campanha de email marketing eficaz

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach

Pois é... O email marketing está a tornar-se massador e dificil de controlar... Ou não?

Diariamente somos "bombardeados" com todo tipo de campanhas, umas subscrevemos, outras nem sabemos bem do que se trata.
Mas, de repente recebemos um email com um produto que estávamos a pensar adquirir, clicamos e "aterramos" numa página de um site na internet...

Para muitos foi só um clique... Mas para alguns... Criámos uma Lead!

 

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Chegámos à Era de que todos os web marketers, responsáveis por campanhas de email marketing, temiam. Um decréscimo acentuado de taxas de abertura e de cliques.

O email, sendo uma forma "quase" gratuita de produzir Leads qualificadas para uma campanha, foi utilizado nos últimos anos de uma forma excessiva, o que levou à diminuição de todos os KPI's associados a esta técnica de marketing.

Mas, não podemos desesperar, ainda existem muitas oportunidades de negócio a serem criadas através do email marketing. Basta que concentremos as nossas energias nas boas práticas e não disparar em todas as direções.

Aqui ficam algumas dessas boas práticas, que não sendo nenhuma "verdade escondida" não devemos descurar na elaboração das nossas campanhas:

 

5 Dicas para uma campanha de email marketing eficaz

1 - Base de dados

A lista de email é a ferramenta mais importante para uma campanha de email marketing.

Devemos ter um número de campos adequado a uma segmentação alargada, evitar a utilização de emails com origem desconhecida (não carregar a lista com emails encontrados na internet), limpar todos os unsubscribes, e para aumentar o número de contactos, criar formulários online e offline para recolha de emails.

2 - Assunto

Não nos podemos esquecer nunca, de que o assunto é o primeiro contacto do cliente com a nossa campanha.
Deste modo devemos evitar palavras spam, bem como não defraudar as espetativas do cliente com assuntos que não definem o conteúdo da nossa campanha.

3 - Personalização

Devemos, sempre que possível, personalizar o nosso envio através da colocação de tags no corpo do email com o nome do cliente (isto é possível atualmente em todas as plataformas de email marketing).

Podemos também utilizar outros dados relevantes à campanha, por exemplo, a data de nascimento, a função que exercem numa determinada empresa, ou tudo o que possa tornar o nosso envio personalizado.

4 - Design

O design da campanha é muito importante, e atualmente com o crescimento acentuado da utilização de dispositivos móveis, é imperativo a utilização de templates responsivos nas nossas campanhas.

Devemos fazer emails direcionados a um determinado objetivo, evitando a utilização de um número excessivo de links.
É importantíssimo a experiência do utilizador (UX), este deverá compreender sem grande dificuldade e em pouco tempo tanto o objetivo do email como onde clicar.

5 - Segmentação

A segmentação é a maior aliada dos KPI's!

Se enviarmos ao cliente certo a informação certa, a criação da Lead é quase garantida. Mas não se deixe iludir... Não é assim tão simples.
Para uma segmentação certeira temos de ter uma base de dados completa e bem estruturada.

 


Se tiver dúvidas ou necessitar algum tipo de ajuda na construção de uma boa campanha de email marketing, deixe aqui o seu comentário.

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
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