Gestão no Marketing Digital em organizações “data-driven”

Alina OliveiraConsultora, Formadora e Coach


O que é isto do “data-driven” e como pode impactar a minha gestão do marketing digital?

As organizações “data-driven” são organizações que baseiam as suas decisões em dados, quer seja na área do marketing digital, quer seja noutra área da empresa.

A gestão e os processos de melhoria continua só são possíveis se, primeiro, estes processos forem “mapeados” e, segundo, se retirarmos conclusões para repetirmos o sucesso, ou para impedir o insucesso. Por outro lado, no campo da melhoria contínua permite-nos ter uma visão sobre o processo.

Nos dias de hoje em que tudo pode ser medido é importante que, na preparação de qualquer ação em meio digital, estejam determinado quais os seus objetivos principais e como os vamos avaliar, se está a correr como o previsto, ou não, dado que poderemos tomar medidas para conseguirmos, rumar ao objetivo. Para isto acontecer, é muito importante, enquadrar nas equipas de marketing digital, alguém com funções de análise que prepare todo um sistema para podermos medir.

Artigo4-680x250

Enquadremos os pressupostos, no marketing digital:

As perguntas que inicialmente se fazem:

Processo - Mapear o “customer journey

Este mapeamento é muito importante para perceber as diferentes etapas:

Este processo tem de estar bem suportado para podermos fazer acertos, ou inclusive, mudar de estratégia. Em breve retomaremos este tema.

Objetivos de negócio:

Em resumo, verifique se no início tem as condições, necessárias para execução do controlo que é necessário, assim como a informação de gestão que os diferentes níveis de gestão necessitam, quer ao nível do gestor de marketing, quer ao nível do gestor!

Escrito por

Alina Oliveira

Autora do livro “ Resiliência para Principiantes” – ed. Sílabo, 2010.Sou formadora e consultora nas áreas da gestão e liderança de equipas, resiliência, comunicação e gestão de conflitos, gestão do tempo, resolução de problemas, relações cliente/fornecedor.Um dos temas que mais me apaixona é a Resiliência, o que me levou a escrever um livro sobre essa temática: “Resiliência para Principiantes”.
Saiba mais